Monday, August 14, 2006

TOQUE DE LETRA



Pedro J. Bondaczuk


MENINOS DA PONTE IGNORAM O MARACANÃ

Os meninos da Ponte Preta obtiveram, neste sábado, um empate, por 0 a 0, diante do Flamengo, num Maracanã lotado, com sabor de vitória. O time só não venceu porque o árbitro baiano, Lourival Dias Filho, deixou de marcar um pênalti escandaloso a favor da Macaca, aos 47 minutos do Segundo Tempo, que todo o mundo viu, menos ele. Apesar de uma atuação decepcionante de três dos veteranos da equipe, Almir, Tuto e Luís Mário, os meninos, mais uma vez, não decepcionaram. O jogo foi fraco, no aspecto técnico, mas se alguém merecia vencer, seria a Ponte Preta, prejudicada pelo citado erro gravíssimo da arbitragem. Muitos temiam que os jogadores jovens iriam “tremer”, no Maracanã, onde a Macaca jamais venceu uma partida. Não tremeram. Pelo contrário, jogaram como se estivessem no Moisés Lucarelli. O goleiro Aranha, por exemplo, teve pouco trabalho, mas nas poucas vezes que foi chamado a intervir, o fez com segurança e eficiência. Foi a terceira partida consecutiva invicta e a segunda em que a defesa não levou gol. Se continuar neste ritmo, o time logo, logo subirá na tabela e poderá aspirar algo melhor do que a mera fuga do rebaixamento. Tudo indica que está no caminho certo.

VITÓRIA NA BACIA DAS ALMAS

O Guarani, mais uma vez, venceu, mas não convenceu. Derrotou, sábado, no Brinco de Ouro, um dos piores times do Campeonato Brasileiro da Série B deste ano, o Ceará, por 2 a 1, no finzinho do jogo. O gol de empate, mais uma vez, foi de pênalti, por sinal duvidoso. Por pouco, muito pouco, o Bugre não deu vexame perante sua torcida, que parece não confiar na equipe, já que apenas pouco mais de duas mil pessoas assistiram ao jogo, numa tarde agradável, ideal para a prática de futebol. Com atuações pífias, como esta, o Guarani não irá muito longe na competição. É claro que terá todo o Segundo Turno para evoluir e buscar, ainda neste ano, o acesso à elite nacional. Para isso, todavia, terá que jogar muito mais do que vem jogando. Não será sempre que os árbitros vão marcar pênaltis a seu favor (aliás, há tempos que o time vem sendo salvo por eles). Na terça-feira, em Natal, o Bugre vai encarar uma pedreira e vai ter que melhorar muito para fazer frente ao América, que ainda não perdeu neste ano em seus domínios.

TOQUE DE EXPERIÊNCIA

A Ponte Preta trouxe um veterano, o zagueiro Regis, que teve ótimas passagens por grandes clubes do futebol brasileiro – como o Fluminense, o Internacional e o São Paulo, entre outros, além de ter jogado em times da Europa –, para dar um toque de experiência ao setor mais carente e vulnerável do time: a defesa. O atleta já esteve à disposição de Marco Aurélio Moreira, no banco de reservas, neste sábado, com a papelada devidamente regularizada e pronto para jogar. Tanto que, no jogo-treino do meio da semana, no qual a Macaca derrotou o União São João de Araras por 1 a 0, o novo xerifão fez até mesmo o gol da vitória. Não deixa de ser uma aposta arriscada da diretoria, que pode ou não dar certo. Caso o jogador esteja bem condicionado e, sobretudo motivado, poderá ser a solução para o sistema defensivo da Macaca. Caso contrário...Será mais um medalhão a passar pelo Majestoso, sem dizer sequer a que veio. Prefiro acreditar na primeira hipótese. Boa sorte ao Regis e que honre essa camisa tradicional, de 106 anos!

DO REPÚDIO À CONSAGRAÇÃO

O torcedor de futebol é pura paixão, sem quase nada (ou nada mesmo) de razão. Num único lance de um jogo, um jogador passa, aos seus olhos, de vilão a herói, e vice-versa. Foi o que ocorreu sábado com o atacante Edmilson. Até os dez minutos do Segundo Tempo, no jogo contra o Ceará, o atleta vinha tendo uma atuação apagada. Era um peso morto no ataque e não conseguia dar seqüência a uma única jogada. A torcida, claro, começou a pegar no pé dele. E a bronca do torcedor cresceu ainda mais, depois do gol da equipe visitante. Todavia, os “deuses dos estádios” estavam, nesse dia, a favor do atleta bugrino. Veio o pênalti, que ele converteu (o décimo-terceiro da temporada e ele não errou nenhum). Quando tudo indicava que o Guarani teria, mesmo, que se contentar com um empate, eis que surge o gol salvador, que garantiu os três pontos ao Bugre. E quem foi seu autor? Isso mesmo, Edmilson. E o atleta saiu ovacionado do estádio por ter salvado o Guarani de novo vexame em seus domínios. Coisas de torcedor!

DEU A LÓGICA NO (UL) TIMÃO

Após mais um vexame do Corinthians diante da sua torcida, no sábado, quando perdeu para o Figueirense, em São Paulo, por 3 a 1, jogando um futebol ridículo, Geninho pediu demissão, o que era apenas questão de tempo. O problema corintiano, porém, não era, não é e nunca foi de treinador. A diretoria, de imediato, convidou Carlos Alberto Parreira, que declinou do convite, para assumir o pepino. Diante da recusa, o nome mais cogitado no Parque São Jorge, para substituir Geninho, passou a ser o de Emerson Leão, que nunca foi do agrado da parceira do Corinthians, a MSI. Se o atual treinador do São Caetano for, de fato, contratado, será uma contratação de risco, dado o seu temperamento. Se conseguir jogar água fria na fogueira das vaidades do plantel, pode até se consagrar. Recorde-se, porém, que Leão fracassou neste ano no Palmeiras. Eu não gostaria de estar na pele do treinador, caso aceite, de fato, o desafio.

MISTOS QUENTES MOSTRAM EFICIÊNCIA

São Paulo e Internacional, empenhados na disputa do título da Copa Libertadores da América, conseguiram uma façanha que pode render muitos frutos na seqüência do Campeonato Brasileiro. Ambos disputaram seus últimos jogos com times reservas e, ainda assim, mantiveram-se na ponta da tabela. Isto não quer dizer que um deles será o campeão da temporada. Mas que os dois deram um grande passo para isso, não há a mínima dúvida. Hoje em dia, não basta ter onze craques como titulares, se não se tiver um banco de reservas de boa qualidade. Afinal, a competição é muito longa e no correr dela são inevitáveis os desfalques, por contusão ou cartões amarelos ou vermelhos. Os “mistos quentes” tanto do São Paulo, quanto do Inter, provaram que são melhores do que a maioria das equipes principais dos seus adversários. Por isso, não há como não apontar os dois como disparados favoritos para a conquista do título de 2006.

RESPINGOS...

· A Portuguesa segue, firme e forte, rumo à Série C do Campeonato Brasileiro. Para evitar a nova degola, o clube trouxe, de novo, Candinho, com a missão de ser o “salvador da pátria”. Será que ainda dá?
· Paulo César Gusmão não é mais o treinador do Cruzeiro, após o novo vexame do time estrelado, derrotado, ontem, em pleno Mineirão, pelo Fluminense, por 3 a 2.
· E a dança dos treinadores não pára por aí. Ontem, quem também recebeu o clássico “bilhete azul” foi Antonio Lopes, no Goiás. Tudo indica que seu substituto será Geninho, que disse adeus ao Corinthians.
· A Ponte Preta continua carecendo de um matador nato, apesar do seu ataque ser um dos melhores do Campeonato, com 23 gols. Acredito que até o fim deste mês, algum será contratado, para a alegria da torcida.
· Por falar em Ponte Preta, dois jogadores vêm tendo atuações de encher os olhos e mantendo, sobretudo, regularidade. São eles: Ricardo Conceição e Nei, ambos pratas da casa.

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: