Thursday, August 17, 2006

TOQUE DE LETRA



Pedro J. Bondaczuk

(Fotos Jefferson Bernardes/VIPCOMM)

DECEPÇÃO. FRUSTRAÇÃO. IRRITAÇÃO

Decepção, frustração e irritação: foram estes os sentimentos deixados pelo time da Ponte Preta, em sua torcida, na derrota de ontem, em pleno Majestoso, para o fraco time do Fortaleza, por 3 a 1. Foi uma atuação medíocre, sem criatividade, que o torcedor quer esquecer, mas exige, sobretudo, que nunca mais se repita. A única coisa boa do jogo foi outra soberba atuação do volante Ricardo Conceição (e não somente pelo belo gol que fez, seu terceiro no campeonato), lúcido, aguerrido e competente. Há tempos que venho comentando com os amigos a subida de produção desse menino, que tem tudo para seguir os passos de Mineiro, hoje brilhando no São Paulo. Mais uma vez, ficou claríssima a necessidade de um centro-avante matador, que saiba prender a bola no ataque e dê folga à defesa que, não por acaso, é a mais vazada da competição. Enfim...Que decepção que você me deu, querida macaquinha!!!

LIMITAÇÕES OSTENSIVAS

Ficaram mais evidentes do que nunca as limitações técnicas do atual time do Guarani, na derrota que o Bugre sofreu nesta terça-feira, em Natal, diante do América, por 3 a 1. O pior de tudo, é que o Bugre saiu na frente, mas não soube segurar o resultado. O adversário, com dez jogadores, não somente buscou o empate, como virou o placar e criou chances para que o vexame bugrino fosse ainda maior. E para o desespero do Guarani, os quatro ponteiros da tabela começam o pôr folgada distância em relação aos demais competidores, inclusive, claro, o Bugre. Mais uma vez, portanto, o sonho do retorno à elite do futebol brasileiro, ao que tudo indica, terá que ser adiado. Claro que ainda há dois jogos a serem disputados no Primeiro Turno, e o Segundo inteiro, porém com esse futebolzinho que o Bugre está jogando, não pode aspirar a nada além de uma colocação intermediária, lá pelo 10º ou 12º lugar. Que ano, este, para a coletividade bugrina!!!

MENINO DE FUTURO

Há rumores de que a Ponte Preta estaria negociando com o ex-bugrino Heverton, de regresso da Turquia, e que sua contratação seria apenas questão de horas. Tomara que a notícia seja verdadeira e que a negociação chegue, de fato, a bom termo. Sempre gostei do futebol do menino procedente de Brasília, que deixou saudades no Brinco de Ouro, de onde saiu prematuramente. É verdade que a Ponte tem uma infinidade de meias, mas nenhum com as suas características. Seu futebol lembra muito o de Harison, que foi ídolo no Majestoso, antes de se transferir para Portugal. Além do que, Heverton é, também, um goleador, o que não é de se desprezar. E bastante jovem, com um futuro bastante promissor pela frente. Seria, pois, caso se concretize, excelente contratação. E que ficaria melhor ainda caso a diretoria da Ponte finalmente encontre aquele centroavante eficiente, matador e de grande presença de área, que há tanto tempo precisa. Não custa sonhar.

GRUPO AMIGOS DO GUARANI

É uma idéia das mais felizes a criação, na cidade, de uma organização chamada “Amigos do Guarani”, cuja finalidade é arrecadar recursos para suprir as combalidas finanças do Bugre. Por menos que esses abnegados arrecadem, ainda será mais do que entra atualmente nos cofres bugrinos, ou seja, nada. Esse tipo de entidade é mais importante e eficaz do que qualquer parceria. O clube, neste caso, não arca com nenhum ônus, tem, apenas, bônus. Vejo neste tipo de iniciativa a salvação do futebol brasileiro, à beira da falência por causa das distorções (diria, aberrações) da chamada “Lei Pelé”. Sempre fui contrário às parcerias, tipo Parmalat, MSI etc., que podem até funcionar por certo tempo, mas quando acabam...É aquela tragédia! Nenhum delas deu totalmente certo. Ajudam, quando muito, o time que as faz, a conquistar um ou dois títulos. Mas quando se desfaz... é uma desgraça!. Parabéns, pois, aos “Amigos do Guarani”.

VENCEU O MAIS EFICIENTE

A decisão da Copa Libertadores da América, ontem, no Estádio Beira-Rio de Porto Alegre, entre o Internacional e o São Paulo, foi das mais sensacionais que já tive a oportunidade de assistir. Não que o jogo fosse um primor de técnica, longe disso. Mas foi um festival de emoções do primeiro ao último minuto. O São Paulo vendeu caro, muito caro, a perda do título com que sua torcida tanto sonhava. Tanto que até o último segundo do jogo, já nos descontos, o time criou chances de levar a partida pelo menos para prorrogação. Não deu. O empate, por 2 a 2, garantiu a conquista da equipe que mostrou mais regularidade e eficiência. O Inter, aliás, começou a pôr a mão na taça na semana passada, no Morumbi, quando teve uma performance impecável e venceu por 2 a 1. E que ninguém culpe o goleiro Rogério Ceni pela infelicidade que teve no primeiro gol colorado. Faltou eficiência ao ataque tricolor, que ficou enfraquecido com a impossibilidade de Ricardo Oliveira disputar essa partida, participação vetada pelo clube espanhol detentor dos seus direitos federativos, o Betis. O título ficou em ótimas mãos, sem dúvida.

BELO GESTO DO ABELÃO

O técnico Abel Braga, creio, conquistou definitivamente não apenas o coração da torcida colorada, pelo feito inédito que conseguiu ontem, como, sobretudo, o da coletividade pontepretana. Findo o jogo diante do São Paulo, com a conquista do título da Copa Libertadores da América por parte do Internacional, o treinador declarou, para todo o mundo ouvir, que se sentia muito grato à Ponte Preta, que praticamente o recuperou para o futebol brasileiro. O torcedor da Macaca lembra bem as circunstâncias em que o Abelão salvou o clube do rebaixamento, em 2003, oportunidade em que muitos “ratos” abandonaram o navio, quando tudo indicava que iria afundar. Não afundou, porém, graças à ousadia e determinação do “comandante”, de um profissional honesto, aplicado e cumpridor dos compromissos que assume e que, por isso, conquistou, definitivamente, o respeito e a admiração dos que amam, de fato, a Ponte Preta. As declarações de ontem, do Abelão, são a confirmação de se trata de uma pessoa especial que, acima de tudo, sabe ser grata a quem lhe dá a mão. Parabéns, portanto, multiplicados por um milhão, a esse vitorioso treinador.

RESPINGOS...

· Apesar de alguns críticos terem torcido o nariz, gostei da atuação da Seleção Brasileira ontem, diante da Noruega, em Oslo, no empate por 1 a 1, dando início ao que se convencionou chamar de “Era Dunga”. Foi um time rápido, ousado, e, sobretudo brigador, no melhor sentido da palavra.
· Paulo César Gusmão é o novo treinador do São Caetano, em substituição a Emerson Leão, que estreou ontem no comando do Corinthians.
· Emerson Leão estreou, ontem, com o pé direito no Corinthians. O time arrancou uma vitória na raça, diante do Fluminense, em pleno Maracanã, por 2 a 1. E ninguém fez corpo mole.
· Portuguesa e Candinho parece, mesmo, ser um casamento perfeito. Na terça-feira, o treinador estreou com o pé direito na Lusa e o time obteve importante vitória, em Fortaleza, diante do Ceará, por 2 a 1.
· Nem bem conquistou a Copa Libertadores da América, e o Internacional começa uma “operação desmanche”. Bolívar, Tinga e Rafael Sobis, ao que tudo indica, estão de saída do clube, rumo ao futebol europeu. E o torcedor que se f...

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: