Friday, June 22, 2007

Por uma nova utopia-2


Pedro J. Bondaczuk

IV-UTOPIA E BIOESFERA

O professor Lucien Sfez, da Universidade de Paris, cita uma nova utopia dos tempos modernos: a da saúde completa. Aborda a questão em uma entrevista publicada pelo caderno "Mais!", do jornal Folha de S. Paulo, na edição de 7 de abril de 1996.

Afirma: "A Biosfera 2 e o Genoma são o retorno à origem, são o reencontro de Adão antes da queda, uma espécie da Adão perfeito, o Adão do paraíso terrestre, geneticamente purificado. O que é a Biosfera 2? O paraíso terrestre. Do lado do genes, quer se encontrar o puro em si. O homem selvagem. Os dois projetos se fundem nisso: a origem sonhada, o Éden, antes das doenças e da poluição".

Mais adiante, respondendo a uma pergunta do repórter, o professor Sfez acrescenta: "As utopias mudaram de signo, e a ideologia perdeu a sua base tradicional. As utopias não se opõem à realidade e a ideologia deixou de ser um signo das coisas, para se transformar em signo-coisas, coisas-signos. E o inimigo não está no exterior para ser combatido ou civilizado. Não é mais o selvagem, o negro, o judeu, o burguês. O inimigo está dentro de nós, na cidade poluída, nos nossos genes, na camada de ozônio, na droga, no colesterol, anônimo, e quem o combate é a tecnociência onipotente. A ideologia está aqui, mas como que entrelaçada na utopia da saúde perfeita do corpo e do Planeta, interdependentes. E essa utopia é prática".

De fato, ela tem vários dos ingredientes que julgo essenciais. Mas sonho com uma era em que todas as doenças, do corpo e do espírito, sejam erradicadas. Em que não haja, de um lado, uma raça de gigantes, saudável e longeva, e de outro, multidões de seres raquíticos, famintos, doentes e frágeis, os “gabirus”, morrendo de doenças simples, como a diarréia. A utopia de Sfez, portanto, embora apresente alguns fragmentos da minha, não é ainda a que proponho, na sua integralidade.

(Texto do livro "Por uma nova utopia-2", em fase de redação, sujeito a revisões).

No comments: