Sunday, June 03, 2007

"Nenhum homem é uma ilha..."


Pedro J. Bondaczuk


O documento divulgado pelo Vaticano, condenando todos os métodos antinaturais de concepção e a manipulação de embriões humanos por parte dos cientistas, causou as reações esperadas. Grupos que se dizem defensores dos direitos civis vieram a público, em vários órgãos de comunicação internacionais, para manifestar sua oposição a tão sábias normas.

Certamente faltou um pouco de reflexão às pessoas que dirigem essas entidades ou então elas desejam se autopromover às custas de um assunto de tamanha delicadeza. A maioria das queixas baseia-se na afirmação de que cada indivíduo pode fazer o que bem lhe aprouver com o próprio corpo, num individualismo idiota e sobretudo falso.

“Nenhum ser humano é uma ilha, mas todos somos partes de um grande continente, que é a humanidade”, afirmou, certa vez, judiciosamente, um escritor, cujo nome não me recordo. Todos temos laços indeléveis e inquebrantáveis com outros semelhantes. Afinal, não somos frutos de geração espontânea que, como Louis Pasteur provou, não existe.

Tivemos pais e, portanto, moralmente, devemos explicações a eles do que fizermos com o nosso corpo. Temos cônjuges, aos quais isso também importa, e muito. Aos filhos, temos o dever permanente de prestar satisfações. À comunidade (por que não?), também, já que a ela cabe a tarefa de cuidar de nós quando adoecemos ou de sepultar nossos restos, após nossa morte. E de nos alimentar, vestir e empregar, entre outras coisas.

Por outro lado, reclamar direito para decidir sobre a vida alheia chega a ser um absurdo tão grande que faria Kafka, Ionesco e outros tantos que lideram artisticamente com o “non sense” corarem de vergonha. Ainda quando o processo desenrola-se por vias naturais, é passável, embora não menos reprovável, dadas as circunstâncias do nosso tempo.

A decisão sobre a geração ou não de um novo ser fica por conta do acaso. Ou das regras da natureza, que regem a reprodução dos seres vivos. Se já, pelos métodos apropriados, colocar um ser no mundo é uma responsabilidade transcendental, diante do excesso de pessoas que há no Planeta e dos problemas que isso causa a todos, imaginem o que significa gerar alguém por processos artificiais e sumamente arriscados, por permitir que alguém assuma o papel de Deus e possa produzir bebês em série, como se fossem galinhas, bezerros ou porcos, “programados” para fins específicos!

O que choca é o fato de que estas mesmas entidades, que vêm a público para exigir direitos inexistentes, posto que ilegítimos, são aquelas que promovem esterilizações em massa no Terceiro Mundo, sob a argumentação de tentar deter a explosão populacional. Quer dizer que os seres humanos devem ser medidos pelo parâmetro único de suas posses!

Os menos aquinhoados, por uma distribuição criminosa do patrimônio comum da humanidade, acabam sendo, invariavelmente, mais uma vez punidos. Porque uma mulher de classe humilde não tem recursos, quando é estéril, para se submeter a uma inseminação artificial. E muito menos para contratar qualquer mãe de aluguel.

Muitas vezes a sua miséria é tão grande, que embora o seu instinto materno venha a reclamar um filho, a sua parte racional acaba considerando uma bênção o fato de não poder gerar. O mundo está “superlotado”.

Desde maio de 1986, ultrapassamos a barreira dos 5 bilhões de seres a vivermos num Planeta que não tem o dom de “espichar” e cujos recursos são esgotáveis. As sociedades enfrentam problemas monumentais, que precisam ser equacionados com urgência, para garantir a existência dos que já estão aqui, como os referentes à alimentação, ao vestuário, à saúde pública ou ao destino dos dejetos.

Precisam encontrar novas fontes de matérias-primas, descobrir uma maneira de aumentar a produção industrial sem comprometer a qualidade do ar que se respira e achar um jeito de gerar energia, para que o atual aparato civilizatório continue funcionando, mesmo que de forma imperfeita ou precária.

E vem um bando de “iluminados” querer dar a entender que gerar mais vidas, e o que é pior, por meios antinaturais, é a máxima das prioridades! Ora, isso é impossível de ser aceito por uma mente séria, ou pelo menos dotada de um mínimo de racionalidade! É o cúmulo do egoísmo ou da alienação!

(Artigo publicado na página 9, Internacional, do Correio Popular, em 14 de março de 1987).

.

No comments: