Friday, November 03, 2006

TOQUE DE LETRA



Pedro J. Bondaczuk

(Fotos: Arquivo)

PONTE PRETA CALA O MORUMBI

A Ponte Preta, jogando com muita raça e determinação para suprir suas nítidas deficiências técnicas, calou, ontem, quase 57 mil torcedores do São Paulo, que foram ao Morumbi na expectativa de testemunhar uma goleada do campeão do mundo do ano passado. O empate de 1 a 1, embora honroso, foi injusto, já que o gol do tricolor paulista foi fruto de um pênalti inventado pelo árbitro Rodrigo Martins Cintra, conforme unanimidade dos jornalistas presentes ao estádio e as imagens da televisão. Antes do jogo, tanto a imprensa da Capital, quanto a entusiasmada torcida sampaulina, davam a vitória como favas contadas. Mais do que isso, todos falavam em goleada. Afinal, tratava-se do confronto entre o líder e detentor do melhor ataque do Campeonato Brasileiro, e um time desmontado, em dificuldades, na zona do rebaixamento e com a terceira pior defesa da competição. Todavia, ninguém é vencedor ou perdedor de véspera. E logo no início do segundo tempo, o gol de Tuto (sempre ele) calou a multidão, que esperava por um passeio do São Paulo em campo. Pena que o futebol, de um bom tempo para cá, deixou de ser decidido apenas pelos atletas e passou a atender interesses diversos, alguns escusos, (comerciai e de outra natureza) dos que se esquecem de que a modalidade é, antes de tudo, um esporte.

A ARTE DE PERDER GOLS

O Guarani deu uma demonstração, na terça-feira, em Santo André, de como se faz para perder uma porção de gols feitos. Sem nenhum exagero, o ataque bugrino criou, no mínimo, seis chances claras para abrir o marcador, e desperdiçou todas. Como não poderia deixar de ser, foi castigado por essa ineficiência. Mesmo jogando melhor do que o adversário, sofreu um gol (aliás, de belíssima feitura) marcado por Hernandes, e perdeu mais um jogo, que tinha tudo para ganhar, pelo placar de 1 a 0, conservando-se na 18ª colocação da Série B do Campeonato Brasileiro. Não acredito no rebaixamento do Guarani, embora, claro, ninguém possa descartar essa possibilidade. O time, embora com inúmeras deficiências, é melhor do que sete ou oito dos seus adversários situados na parte debaixo da tabela. Ademais, terá pela frente jogos considerados fáceis (à exceção do Sport e do América), nos quais é o franco favorito. Caso confirme esse favoritismo, somando nove ou dez pontos, escapará da degola. Se não confirmar...o rebaixamento será mais do que merecido, fruto, somente, da sua incompetência em campo.

DISPENSAS QUE CAUSARAM POLÊMICA

A diretoria da Ponte Preta tomou, no início da semana, uma atitude que surpreendeu a imprensa e a torcida, ao anunciar uma lista de dispensas incluindo oito atletas. Foi uma medida que gerou grande polêmica na cidade, com muita gente achando que esse não era o momento adequado para uma atitude tão radical. A maior surpresa foi a inclusão de Luís Mário, tido e havido como a grande estrela pontepretana da temporada, nessa relação. Na verdade, ele não incorporou o espírito da Ponte Preta, cuja torcida até perdoa as limitações técnicas de determinados jogadores, mas não tolera a falta de raça e de combatividade de quem veste a sua mais do que centenária e gloriosa camisa. Os outros sete dispensados foram: Almir, Welber, Da Silva, Juliano, Mossoró, Jean Carlos e Danilo. Muitos deles sequer deveriam ter sido contratados. São, como se diz na gíria do futebol, meros “bois cansados”. Para os que entendiam que as dispensas iriam ter influência negativa no plantel, a atuação do time, ontem, contra o São Paulo, em um Morumbi lotado, foi uma enfática resposta. No meu entender, a diretoria agiu com correção. Quem quer somente sombra e água fresca, que vá procurar essa moleza em outro lugar.

A OCASIÃO FAZ O HERÓI

A afirmação de que “a ocasião faz o herói” cabe, a caráter, para o avante Tuto, que a Ponte Preta repatriou do futebol japonês. Se alguém dissesse, no início do Campeonato Brasileiro, que ele seria o principal jogador do elenco, responsável pela grande maioria dos gols do time, seria ridicularizado. Eu ousei apostar no atleta, a exemplo do que fizeram os técnicos Oswaldo Alvarez e Marco Aurélio Moreira, e o tempo se encarregou de mostrar que estávamos certos. Por tudo o que já fez, creio que Tuto merece ser considerado o atual ídolo do Moisés Lucarelli. Muitos, estranhamente, ainda estão com um pé atrás em relação a ele. Não entendo a razão. Trata-se de um jogador discreto, que não aparece muito para a torcida, mas de imensa utilidade para o time. Corre, batalha o jogo inteiro, marca e, principalmente (o mais importante): faz gols. Ressalte-se que não se trata de um centro-avante nato. Foi improvisado nessa função e, convenhamos, cumpriu, muito além da expectativa, seu papel. Com os onze gols que já marcou, está entre os cinco maiores artilheiros da Ponte Preta em campeonatos brasileiros. Não é suficiente para ser considerado o destaque da temporada? Claro que sim! Além do que, tem possibilidades de ir ainda mais longe e de fazer história em Campinas (Deus queira que faça!). E isso, sem ser centro-avante de ofício. Imaginem se fosse!

NOVO VEXAME PALMEIRENSE

O Palmeiras mostrou, contra o Goiás, na quarta-feira, na derrota por 3 a 1 que sofreu para os comandados de Geninho, em pleno Parque Antártica, que é um candidato sério ao rebaixamento. Para tentar fugir da degola, trouxe, em desespero de causa, o treinador que levou o time de volta à elite do futebol brasileiro, o polêmico e controvertido Jair Picerni, que vinha comandando o Brasiliense na Série B. Resta saber se haverá tempo para o técnico fazer alguma coisa. Apesar de estar à frente da Ponte Preta na tabela, vejo a Macaca mais motivada do que o Palmeiras, embora conte com um plantel tecnicamente muito inferior ao time da Capital. Concordo com o Carlos Batista, da Band Campinas, quando diz que futebol se faz com 40% de técnica e 60% de motivação. Os jogadores palmeirenses, que não são lá essas coisas, parecem amedrontados com a torcida. E, a menos que Jair Picerni reverta este quadro, a motivação dos atletas do Palmeiras, neste momento, se não é zero, está muito próxima disso.

SÃO PAULO ENCARA NOVA DECISÃO

A torcida sampaulina acreditava que o tricolor paulista definiria, ontem, no Morumbi, o título brasileiro da temporada e com uma sonora goleada sobre a Ponte Preta. Frustrou-se. E deve se dar por satisfeita com o empate, fruto de um pênalti inventado pelo árbitro Rodrigo Martins Cintra. Para complicar, o Internacional de Porto Alegre venceu o Botafogo, no Maracanã, por 1 a 0, e continua nos calcanhares do São Paulo. Por tudo isso, o clássico de domingo, na Vila Belmiro, adquire ares de dramaticidade. Será decisivo para as pretensões de ambos. Os santistas, buscam assegurar uma vaga na Libertadores da América de 2007 e, quem sabe, esperar um “milagre” e conquistar, contrariando todos os prognósticos, o título nacional, que no momento parece muito distante, quase uma miragem. O São Paulo, claro, vai tentar sacramentar uma conquista que parecia líquida e certa, mas que de repente ameaça lhe fugir das mãos. Será um clássico de arrepiar!!!

RESPINGOS...

· O Bahia ainda respira na Série C do Campeonato Brasileiro. Venceu o clássico Ba-Vi, disputado em Feira de Santana, por 2 a 1, e realimentou o sonho, que estava quase extinto, de disputar a série B de 2007.
· Já o Grêmio Barueri decepcionou sua torcida. Foi derrotado, ontem, no Parque Antártica, onde manda seus jogos, pelo excelente time do Ipatinga, por 3 a 0.
· O Atlético Paranaense continua fazendo das suas. Num dos jogos mais emocionantes dos últimos tempos, derrotou o bom time do Vasco, na quarta-feira, na Arena da Baixada, por 6 a 4. Foi uma chuva de gols para torcedor algum botar defeito.
· O Sport Recife é o primeiro time a obter, matematicamente, o acesso para a elite do futebol brasileiro em 2007, com cinco rodadas de antecedência. Parabéns ao competente Givanildo.
· E o Corinthians, hein?! Lavou a alma da sua torcida, na quarta-feira, aplicando sua primeira goleada no atual Campeonato Brasileiro, e fora de casa. Fez 4 a 0 no desesperado Fortaleza, em plena capital cearense. Emerson Leão é chato, arrogante e prepotente, mas tem uma competência de se tirar o chapéu!

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: