Tuesday, November 07, 2006

Liderança forte e democracia


Pedro J. Bondaczuk


As sociedades democráticas contemporâneas têm discutido, cada vez mais, sobre se uma democracia autêntica comporta ou não lideranças fortes. Há os que temem líderes carismáticos, por causa de uma certa tendência que eles revelam para o culto à personalidade, que em geral descamba para a ditadura.

Mas o problema precisa ser, igualmente, dividido com os liderados. Estes têm que ter tirocínio para não se deixarem conduzir por qualquer megalomaníaco que fale bem, exponha com razoável clareza e lógica planos evidentemente mirabolantes (e portanto inexeqüíveis) e que, sobretudo, assumam uma postura de "salvadores da pátria".

O historiador norte-americano Arthur M. Schlesinger Jr., em recente trabalho que publicou a esse respeito, constatou: "A liderança pode modificar a história para melhor ou para pior. São os líderes os responsáveis pelos crimes mais horríveis e as loucuras mais extravagantes que desgraçaram a raça humana. Mas a eles também se credita terem induzido a humanidade a lutar pela liberdade individual, a justiça social e a tolerância religiosa e racial". Um corpo é absolutamente incapaz de sobreviver sem uma cabeça. O mesmo vale para uma sociedade acéfala. Ela acaba por se desagregar.

Mikhail Gorbachev e Saddam Hussein são, ambos, líderes. Mas é possível igualar ambos, em suas respectivas atuações? Vaclav Havel e Muammar Khadafy também o são, assim como Adolf Hitler e Mohandas Karamanchand Gandhi o foram. Mas as diferenças saltam à vista, sem que seja preciso lembrar a história para se fazer a diferenciação.

Nas democracias, as lideranças não se impõem através de golpes, conchavos, massacres, torturas e prisões em massa. Os líderes precisam mostrar clarividência e competir com outros que tenham a mesma aptidão. Submetem-se à escolha popular, correndo o risco de serem preteridos, através de indispensáveis mecanismos de voto, que entre nós boa parte dos cidadãos ainda não entendeu a relevância.

O pensador norte-americano Ralph Waldo Emerson explicou a razão de precisarmos de pessoas íntegras, de pulso forte e coração compassivo, que nos conduzam. Escreveu: "Nós nos nutrimos de gênio. Os grandes homens existem para que existam homens maiores".

Os liderados precisam desenvolver uma aptidão especial para identificar corretamente seu líder. Numa democracia, os erros podem ser corrigidos pelo exercício periódico do voto. Numa tirania, não. Alexis de Tocqueville alertou para esses riscos ao afirmar: "Uma democracia só pode obter a verdade como resultado da experiência; e muitas nações podem perecer enquanto aguardam as conseqüências do seu erro".

(Artigo publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 21 de outubro de 1990).

No comments: