Saturday, November 18, 2006

Insônia


Pedro J. Bondaczuk

Meia-noite...
Insônia...

Livros que leio,
sem querer ler:
--- Leio Dumas, Hugo, Balzac,
Verlaine, Rimbaud, Mauriac,
Augusto, Drummond, Gauthier –
Tudo em vão!
Não consigo me entreter!

Meia e dez...
Insônia...

Ligo o "pick-up" já quebrado,
como eu, já tão cansado,
para mil músicas ouvir:
--- Ouço Bach, Beethoven, Shubert,
Chopin, Strauss, Rachmaninoff,
Tchaikowsky e outros mais. –
Mas que maçada, meu Deus!
Não consigo, mesmo, dormir!

Uma hora...
Insônia. ..

Tic-tac enjoado...
Oh! que barulho infernal!
Vou tomar um "melhoral"...
E eu que estava tão cansado!...
Por que não posso sonhar?!
Ponho-me, enfim, a pensar

Penso:

---Que loucura é o rock 'n roll!!
Como o mundo é imenso...!
Que bela era aquela loira
que inda hoje me sorriu...!
Mas que maçada o futebol,
meu time de novo perdeu...
Meu salário não saiu... –

Bah! Mas que enorme maçada!
E este relógio danado
não pára de ribombar!

Uma e meia...
Insônia...

Começa a chover...
Chovem papéis... dinheiro...
Ponte dourada...
Mar de esmeralda...
E eu avanço...
Vou cair...
Bum!!!

Acordei...
Maldito relógio!!!
Segunda-feira...!

No comments: