Sunday, December 09, 2007

Guerra dos sexos - Parte VII


Pedro J. Bondaczuk

(CONTINUAÇÃO)

12


Discriminação profissional




O trabalho da mulher, hoje em dia, da forma em que está colocado, é mais um nova e penosa carga sobre os seus frágeis (mas resistentes) ombros, do que a "retumbante conquista" com que é apregoado. Ela é discriminada tanto nas promoções, quanto, e principalmente, nos salários. Trabalha muito mais do que o homem e ganha muito menos.

Quando uma empresa quer reduzir custos, sem afetar a produção, invariavelmente recorre à maciça mão de obra feminina, mais barata, e no entanto tão eficaz (quando não mais) do que a masculina. Quando a economia vai de vento em popa, elas são as primeiras a serem demitidas.

Não raras são aquelas que enfrentam dupla jornada, nas fábricas, escritórios e universidades, e no lar, nos cuidados da família. Mas a remuneração é muito, bastante aquém daquilo que produzem. O Escritório Internacional do Trabalho apurou que, em 1995, 32,5 milhões de meninas trabalhavam no mundo, sem levar em conta o trabalho doméstico feito por elas, muitas vezes em regime de escravidão. Estavam, portanto, fora das escolas.

Como se observa, o mercado de trabalho não está fechado à mão de obra feminina. Muito pelo contrário. As vantagens, no entanto, são todas dos empregadores. Estatísticas revelam que mais de 45% das mulheres do mundo trabalham, hoje em dia, fora de casa.

Suas idades variam entre os 15 e os 64 anos. Representam, atualmente, mais da metade da população ativa nos países industrializados, contra 37% na Europa Ocidental e 30% nos Estados Unidos. Raras, no entanto, conseguem completar o tempo necessário para a aposentadoria.

A maioria ganha, em média, três quartos do salário do homem pelo mesmo trabalho, exceto na agricultura. Esta desigualdade é válida tanto no chamado Primeiro Mundo, quanto nos países em vias de industrialização. E a diferença não diminui.

Não é de se estranhar, portanto, que haja crescente procura pela mão de obra feminina. Não se trata, como se vê, de magnanimidade ou de ato de generosidade. Mas quando as coisas "apertam", as mulheres são as primeiras a amargar demissões. A argumentação dos patrões (falsa, por sinal), é a de que elas não são "chefes de família" (parte considerável, hoje em dia, é).

Principais vítimas da recessão dos anos 90, as mulheres desempregadas são entre 50% e 100% mais numerosas do que os homens em muitos países industrializados. Mas só ocupam 6% dos cargos de altos executivos no mundo. Justificativa? Nenhuma! No Sudeste e Leste da Ásia, representam até 80% das pessoas empregadas nas indústrias de exploração.

Dez mil empregadas domésticas, de menos de 14 anos, trabalham apenas em Dacar, no Senegal, e recebem em média US$ 80 por mês. As mulheres russas, que nos 74 anos de existência da União Soviética ocupavam "status" privilegiado, e eram por isso invejadas por suas colegas do Ocidente, são hoje as principais vítimas do desemprego. Representam, em certas regiões, 90% dos desempregados.

Na Europa Ocidental, as operárias trabalham uma média de seis horas a mais do que os homens. Na América Latina, a diferença é de sete horas e na África, de 12 a 13 horas. Mas as mulheres ganham, em média, no mundo, apenas de 50% a 80% dos salários dos homens.

No Japão e na Coréia do Sul, são inferiores à metade. Na América Latina, recebem remunerações de 44% a 77% do equivalente pago aos colegas masculinos. E no conjunto dos países desenvolvidos, ganham entre 10% e 30% a menos, de acordo com cifras da Organização Internacional do Trabalho.


BIBLIOGRAFIA


1. Organização das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Situação Mundial da Infância 1995.

2. Organização das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Situação Mundial da Infância 1996.

3. Agência de Notícias Reuters, Boletim noticioso de 30 de agosto de 1995.

4. Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), Boletim do ano de 2000.

5. Serviço de Informações da União Européia, Violência Doméstica, 1998.

6. Congresso Nacional, Relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Violência Contra a Mulher, 1992.

7. Organização Mundial da Saúde, Violência Doméstica e a Saúde da Mulher, 1998.

8. Jornal Correio Popular, Extermínio de Meninas na China e na Índia, edição de 24 de agosto de 1995.

9. Banco Mundial, Pobreza no Mundo, relatório anual referente a 1995.

10. Organização Internacional da Migração, Migração do Leste Europeu e prostituição, 1995.

11. Organização Mundial da Saúde, Prostituição Infantil na África, 1995.

12. Jornal Folha de S. Paulo, Cresce violência contra a mulher na região, edição de 3 de agosto de 2001.

13. Organização Internacional do Trabalho, Assédio Sexual nas Fábricas, 1995.

14. Escritório Internacional do Trabalho, Trabalho Infantil, 1995.

15. Warshaw, Robin, Eu nem imaginava que era estupro, tradução de Britta Lemos de Freitas, Editora Rosa dos Ventos, 1ª edição, Rio de Janeiro.

16. Ageton, Suzanne S., Sexual assault among adolescents, Lexington, MA.DC. Heath & Company, 1983.

17. Amir, Menachen, Patterns in Forcible Rape, Chicago. University of Chicago Press, 1971.

18. Barnett, Nona J., e Feild Hubert S., Sex Differences in University Students Atitudes Toward Rape, Journal of College Student Personal (1977).

19. Bart, Pauline B., Rape as Paradigm of Sexism in Society - Victimization and is Discontents, Women's Studies International Quarterly 2 (1979).

20. Federal Bureau of Investigation, Uniform Crime Reports, Washington. DC, U.S. Department of Justice, 1987.

21. Kanin, Eugene J., Male Aggression in Dating Courtship Relations, American Journal of Sociology 63 (1957).

22. Rape on Campus Facts and Measures, Planning for Higher Education 20 (1992).

23. Levine-Mac Combie, Joyce, e Koss, Mary P., Acquaintance Rape: Effective Avoidance Strategics, Psychology of Women Quarterly 10 (1986).

24. Makepeace, James M., Courtship Violence Among College Students, Family Relations 30 (1981).

25. Russell, Diana E. H., Sexual Exploitation, Berverly Hills Sage, 1984.

26. Strauss, Murray, Measuring Intrafamily Conflict and Violence: The Conflict Tactcis (CT) Scales, Jounal of Marriage and the Family 41 (1979).

27. Weis, Kurt, e Borges, Sandra S., Victimology and Rape: The Case of the Legitimate Victim, Issues in Criminology 8, 1973.

FIM

(Textos do meu livro, inédito, "Guerra dos sexos").

No comments: