Thursday, July 03, 2008

REFLEXÃO DO DIA


Nenhum de nós (é óbvio) aceita fracassos e nem se conforma com eles. Isso é saudável e absolutamente normal. Mas todos os que empreendem alguma obra, seja de que tamanho ou natureza for, precisam ter em mente a possibilidade do insucesso. Esse é um risco do qual os empreendedores não têm como fugir. Não raro, o que, sob qualquer lógica, aparentemente não tem como fracassar, acaba, por causa de algum imprevisto, fracassando. Trata-se de uma realidade da vida. Porém, caso me sobrevenha o fracasso, em algum dos empreendimentos aos quais me dedico, prefiro que seja numa obra grandiosa, daquelas que pouquíssimas pessoas têm capacidade de realizar. Fracassar nas pequenas coisas considero mais humilhante, por mostrar que minha incapacidade é maior do que eu pensava. Por isso, concordo com Machado de Assis, quando escreve: “Prefiro cair do céu a cair de um prédio de dois andares”. É questão de ponto de vista.

1 comment:

gustavocarmo said...

Caro Pedro, eu sei que o senhor mora em outro estado. Mas se tiver a sorte de estar no Rio nesta quarta-feira (dia 9) às oito da noite, na Avenida Mem de Sá, 126, Lapa, poderá ir ao lançamento do meu segundo livro, primeiro de contos e patrocinado pela editora - Indecisos (inclui dois contos publicados no Literário do Comunique-se). Abraço. Gustavo