Wednesday, July 02, 2008

REFLEXÃO DO DIA


O que chamamos de “realidade”, nem sempre é geral e muito menos consensual. E, raramente, ela é aleatória. Ou seja, dificilmente ocorre por acaso. Quase sempre tem nossa interferência pessoal, nossa forma de ser e de reagir diante de determinado fato ou acontecimento. O que é realidade para mim, não o é para bilhões de pessoas ao redor do mundo. Elas não vivem a mesma circunstância que vivo e sequer tomam ciência do que para mim é tão importante (e, às vezes, decisivo). A não ser que ocorra uma catástrofe planetária, como o choque de um cometa ou de um asteróide com a Terra, minha “realidade” é limitada ao espaço em que estou. Pode ser, também, a de várias outras pessoas, atingidas pelo mesmo fato, mas não será a de “todas” do Planeta. Portanto, o que é real para mim, pode não passar de fantasia para outros. Por isso, concordo com Fernando Pessoa, quando conclui: “Manufaturamos realidades”. E a todo o instante.

No comments: