Saturday, October 20, 2007

Idéia anti-estética


Pedro J. Bondaczuk

anti-estética
faço
quando passo
com meu
olhar baço
fitando
o traço
feito no
braço
que enlaço
com minha
mão?

Sou animal
ereto
que segue
reto,
imbecil
completo,
meio que
circunspeto
calmo e quieto,
que embala
uma ilusão!

Forma com
pouca substância,
mal reprimo
a ânsia
de a toda
a instância
reprimir
uma emoção.

Sou o dito
homem moderno,
formal, de gravata
e terno,
habitante de
um inferno,
clímax
da evolução.

Que idéia
anti-estética
eu faria,
se porventura
um dia,
por eventual
anomalia,
de repente
eu voltasse
à forma simiesca,
selvagem,
animalesca
do princípio
dos tempos,
antes da extinção?

Se a decadência
do processo
evolutivo, que
no momento
vivo,
sucedesse
ao pico,
ao ápice
da evolução?

Capricho
da natureza
ou princípio
de loucura?
Onde está
a beleza
desta criatura,
disforme
figura,
passageira
e obscura
que não seja
só a da razão?!

Poema composto em São Caetano do Sul, em 5 de dezembro de 1963.

1 comment:

Anonymous said...

Hi everyone! I do not know where to start but hope this site will be useful for me.
I will be glad to get any assistance at the beginning.
Thanks and good luck everyone! ;)