Tuesday, March 13, 2012










A arte (qualquer uma), como toda a obra humana, é uma tentativa (na maioria das vezes frustrada) do homem sobreviver ao tempo e à memória. Não da fuga da morte “física”, claro, porquanto, óbvio, esta é inevitável, mas de algo que, no meu entender, é muito pior, cruel e definitivo: o esquecimento. O artista, ao desnudar suas emoções em público, sem nenhum pudor, e trazer à luz o que tem de mais íntimo e profundo em seu interior, deseja, com esse streaptease, conquistar a imortalidade do espírito. Ou seja, quer preservar para a posteridade um sentimento, uma lembrança, uma reação e um determinado instante, para ele muito especial, “recriando a vida”. E ninguém faz isso com maior competência e autenticidade do que um poeta que, conforme caracterização de Murilo Mendes (no livro “Aproximação do Terror”), “já nasce conscrito, atento às fascinantes inclinações do erro; já nasce com as cicatrizes da liberdade”.

@@@@@@@@@@@@@@@

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). –
Preço: R$ 23,90.

Lance fatal
(contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. – Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internet – WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria – Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: