Monday, November 03, 2008

REFLEXÃO DO DIA


Muita gente evita ficar a sós consigo, de medo dos seus pensamentos. Essas pessoas têm a memória tão repleta de “quinquilharias”, de milhares de “fantasmas”, de tolas mágoas, inúteis ressentimentos e tristezas que elas mesmas forjaram que pensar se lhes torna um tormento. Do que precisam é fazer uma faxina mental. É eliminar da mente tudo o que for inútil, penoso e negativo e cultivar, como um variado jardim florido, novas idéias, boas lembranças e metas gloriosas a conquistar. Trata-se de uma limpeza que cabe a cada um de nós fazer. Pensar positivamente é também um hábito, que pode (e deve) ser cultivado. Quem já fez isso, sabe o prazer que é conviver com bons pensamentos que, além de iluminarem o espírito, são absolutamente de graça. Não dependem de nada e ninguém para serem usufruídos. Concordo com Jorge Luís Borges quando afirma: “Não há prazer mais complexo que o do pensamento”. Que tal experimentar?!

1 comment:

Anonymous said...

Oi Pedro, cheguei aqui em sua casa virtual através do seu texto no porqu~e vc bloga//quanto ao convite de reflexão do texto concordo em "pensamentar" desde que isto seja um exercicio de melhoria pessoal de dentro prá fora, arquitetar coisas e ações boas para sí e para os outros....por incrivel que pareça, achei isto meio complementar do texto anterior, pois, não julgar é um dificl exercicio e eu o pratico, tento me universalizar e aos poucos reduzir o meu julgo a qualquer coisa e/ou pessoa...julgar é bem mais grave do que pensar em vão...eu acho!

abs