Friday, November 09, 2007

Caminho da sabedoria


Pedro J. Bondaczuk


A pessoa que pretenda atingir a sabedoria tem que se livrar de conceitos preconcebidos e manter a mente sempre aberta para as novidades, sejam de que natureza forem. Isto não implica, lógico, em aceitar tudo o que lhe dizem, sem procurar comprovação em outras fontes ou, quando possível, da experiência prática.

Há determinadas coisas que prescindem de provas. São comprovadas pela própria lógica. Uma delas é a existência de seres inteligentes em outras partes do Universo. Não se está afirmando que estes extraterrestres nos visitem com freqüência ou mesmo que o fizeram algum dia.

Mas essa hipótese também não pode ser descartada liminarmente, de cara, sem profunda reflexão, apenas porque alguns preconceituosos torcem o nariz a tudo o que diga respeito a OVNIs ou chamem de "malucos" a todos os que acreditam naquilo que eles não crêem (ou pelo menos garantem não crer).

O pensador Auguste Comte, criador do positivismo, explica como os conhecimentos se transformam de ficção em ciência. Diz: "Pela própria natureza do espírito humano, cada ramo de nossos conhecimentos é necessariamente sujeito, em sua marcha, a passar, sucessivamente, por três estados teóricos diferentes: o estado teológico ou fictício; o estado metafísico ou abstrato e, por fim, o estado científico ou positivo".

É provável que a questão dos extraterrestres esteja se encaminhando agora para esta terceira e definitiva etapa, a da comprovação absoluta, que esteja em vias de se tornar verdade incontestável. A primeira teria sido a da deificação desses seres vindos de outras partes do Universo. Era compreensível, dado o primitivismo da mente humana, que isso acontecesse.

O estado metafísico, ou abstrato --- estágio no qual provavelmente a questão se encontra atualmente para a maioria --- é a da possibilidade teórica, levantada pelos astrônomos e fundamentada na probabilidade matemática, da existência de outros mundos povoados.

Compete aos mais lúcidos sair na frente e antecipar o momento em que essa possibilidade deixe de ser somente isso e se torne certeza. Ou seja, atinja o estágio científico ou positivo. Haverá de chegar o dia --- quando, é impossível de se afirmar --- em que ninguém mais (nem mesmo os preconceituosos ou os que, na ausência de argumentos buscam ridicularizar os que têm idéias diferentes das suas) irá duvidar dessa probabilidade lógica. Quem viver verá.

No comments: