Thursday, March 27, 2008

Painel de talentos


Pedro J. Bondaczuk

O espaço Literário do Comunique-se completa, hoje, exatamente dois anos da sua primeira edição. Puxa! Já! Como o tempo passa! Trata-se, acima de tudo, de uma feliz coincidência isso ocorrer exatamente nesta quinta-feira, 27 de março. E por que feliz? Eu poderia apontar várias razões para isso, mas apontarei apenas duas, que considero básicas: primeira, pelo fato de hoje ser o dia da minha coluna semanal nessa seção e, segunda, por eu ter o privilégio e a responsabilidade de ser o seu editor.
Como se vê, juntam-se a fome e a vontade de comer. Permanecendo ainda no terreno dos clichês, mato, com isso, dois coelhos com uma única paulada: preencho a minha coluna semanal e, ao mesmo tempo, tenho a oportunidade de abordar alguns aspectos que o leitor mais distraído não percebeu ainda, referentes a este espaço (o atento, com certeza, já teve há tempos essa percepção).
O Literário é, acima de tudo, um grande painel de talentos. Reúne jornalistas de várias gerações, estilos, tendências e visões de mundo, representando “quase” todas as regiões deste país-continente (a exceção é o Norte, a Amazônia, que teve, sim, o seu representante, o paraense Euclides Farias que, no entanto, por não conseguir conciliar as atividades jornalísticas e literárias, abriu mão desse espaço. Uma pena!).
Literatura é, antes de tudo, vivência. O escritor tem, como principal matéria-prima, além dos conhecimentos que adquire com a leitura e a observação, suas experiências pessoais. Costumes regionais, lendas, histórias contadas pelos pais e avós etc., são todos reunidos num grande “caldeirão”, de onde emergem suas crônicas, contos, poesias, ensaios etc. Daí a importância que dou aos regionalismos.
Como afirmei antes, “quase” todas as regiões do País são representadas no Literário. Do Centro-Oeste, mais especificamente do Distrito Federal, de Brasília, por exemplo, nos vem esta sensível poetisa, que é a Aliene Coutinho. O Nordeste, também, está muito bem-representado, por quatro jornalistas experientes e escritores de muitos recursos. Temos, dessa região, os pernambucanos Urariano Mota e Talis Andrade, a potiguar Evelyne Furtado e o carioca (com alma de sertanejo baiano) Pedro Diedrich, o polêmico (mas querido) Seu Pedro.
Já do Sul do País contamos com três representantes: o mestre Nei Duclós (que embora gaúcho, como eu, representa Santa Catarina); meu também conterrâneo Rodrigo Ramazzini, este sim representando o Rio Grande do Sul e Edmundo Pacheco, que nos traz as coisas do Paraná.
Deixei o Sudeste por último de propósito, por ser a região mais representada no Literário. Essa representação vem dos seus três principais Estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Das Alterosas nos vêm Eduardo Murta, de Belo Horizonte; e Marcos Alves, do Sul de Minas. E temos, aqui, uma “coringa”, a Ruth Barros. Explico: embora mineira de origem, ela representa ora o Rio de Janeiro, ora São Paulo.
A Cidade Maravilhosa conta, ainda, com dois outros representantes ilustres: Daniel Santos e Celamar Maione. São só dois, mas valem por milhões! Finalmente, resta o Estado mais representado no Literário. Claro que me refiro a São Paulo, cuja representação se divide entre a Capital e o Interior. Os paulistanos são três: André Falavigna, da “República Federativa do Cambuci”; Fábio de Lima, que defende a tradicional Vila Mariana (onde já residi) e a querida poetisa Solange Sólon Borges.
O Interior é representado por jornalistas que têm alguma vinculação com a principal metrópole interiorana, Campinas: eu, que embora gaúcho de nascimento, sou campineiro de coração (aqui resido há felizes e profícuos 44 anos e amo de paixão a ex-terra das andorinhas); Marcelo Sguassábia e Laís de Castro, que embora atue na Capital, tem fortes vínculos com esta comunidade generosa e culta.
Somando todos, chegaremos a 19 colunistas fixos. “Por que não 20?”, perguntará o leitor atento e curioso. Porque a vigésima vaga está reservada a um representante do Norte do País, quando este aparecer. Estou certo de que vai. É mera questão de tempo e de oportunidade.
Essa variedade de regiões implica, igualmente, em multiplicidade de estilos, gêneros literários explorados e temas abordados. Aliene, por exemplo, destaca-se por seus poemas intimistas e crônicas de reminiscências. Celamar, todos sabem, tem um talento raro para explorar, com humor e perspicácia, os dramas do cotidiano. É a nossa “Nelson Rodrigues de saia”, posto que com um estilo próprio e característico. Apenas a temática é “rodriguiana”.
Ruth, com humor, nos traz as grandes verdades, que às vezes relutamos em trazer a público. Inicialmente, valeu-se da personagem Anabel Serranegra para compor crônicas em que o ridículo e o sublime se misturam e se confundem e, atualmente, nos relata, com muita picardia, as “memórias” da Mula Manca.
Os textos de Eduardo Murta são repletos de lirismo, ora caracterizados como crônicas, ora descambando para o conto. Esse escreve bem demais, sô! Como todos os demais colunistas, conta com um grande fã clube. Já Daniel Santos é uma espécie de “engenheiro da palavra”. Mostra que não é preciso escrever textos longos e cansativos para expressar as grandes verdades. Sua característica, pois, é a precisão. Escreve pouco (em quantidade de linhas), mas muitíssimo em conteúdo.
O forte de Edmundo Pacheco são as histórias de ficção científica, em que dita cátedra e esbanja criatividade. Fábio de Lima é o mais humano dos nossos cronistas, expondo, com maestria, as fragilidades afetivas (suas e as que todos temos e buscamos esconder). Laís de Castro é poetisa de mão cheia e mesmo quando escreve contos e crônicas, não esconde sua fecunda veia poética.
Seu Pedro é o cronista do Sertão e nos brinda com histórias deliciosas, de profundo valor humanístico, do interiorzão do nosso País. Evelyne Furtado, por seu turno, é toda ternura e suas palavras “adoçam” até os mais empedernidos corações. E o que dizer do André Falavigna, o “Barba”? É um mega-talento! Não tem papas na língua (diria, no texto), e expõe as grandes verdades de forma nua e crua, na lata. Mas é tão exímio no uso da palavra, que até os palavrões que escreve (e escreve muuutos) adquirem caráter literário e soam naturais. Afinal, não é dessa forma que nos expressamos no cotidiano?! Esse é bom demais!
Nei Duclós é o mestre. Jornalista experiente, escritor maduro, é, se não o maior, um dos maiores talentos do Literário (e do País, que anda um tanto carente deles de uns tempos para cá). Suas colunas são verdadeiras lições da arte de bem-escrever. Marcos Alves, por seu turno, é o autêntico cronista do cotidiano. Arguto observador, faz, dos fatos aparentemente triviais, do dia a dia, matérias-primas de crônicas inesquecíveis.
De Marcelo Sguassábia, a exemplo de Falavigna, brota criatividade por todos os poros. É, sem dúvida, um dos cronistas mais criativos da atualidade, em todo o País. Elabora histórias sumamente pitorescas, que expõe com finíssimo humor e uma pontinha inteligentíssima de ironia, mas de forma sutil e perita.
Talis Andrade, para mim, é, sem tirar e nem pôr, o poeta completo. Não há um único poema desse prolífico e vivido pernambucano em que se possa encontrar algum senão, alguma impropriedade, alguma imprecisão, seja qual for. Modesto, relutou em aceitar os insistentes convites que lhe fiz para integrar nosso quadro fixo de colunistas. Como sou muito persuasivo (provavelmente chato), consegui, afinal, convencê-lo, para felicidade, é claro, dos leitores.
O jovem Rodrigo Ramazzini, certamente o “caçula” deste “Butantã”, nos traz histórias deliciosas dos pampas, em que o fator surpresa está sempre presente. Vejo um futuro dos mais brilhantes no caminho dessa “jóia rara” do jornalismo e da literatura. Sobre Ruth, já comentei. É humor puro, posto que às vezes um tanto ácido, o que lhe dá um sabor especial. Afinal, quem foi que disse que as grandes verdades não possam ser ditas rindo?, já sugeria o poeta romano Horácio, há dois mil anos.
Solange balança corações. Quando se faz ausente da sua coluna, falta brilho e calor ao Literário nessa semana. Seus poemas são lidos, avidamente, e copiados por milhares de leitores Brasil afora, como muitos já me confidenciaram por e-mail.
Finalmente, por último, temos o Urariano. Mas, como já dizia Cristo, “os últimos serão os primeiros”. Esse excelente escritor pernambucano nos trouxe, em pouco mais de uma centena de textos que publicou no Literário, páginas líricas e trágicas, factuais e de bem-elaborada ficção, alegres e tristes, todas, porém, num gostoso tom coloquial. É como se estivesse conosco num fim de tarde, em algum bar em que parássemos para relaxar, e nos expusesse suas idéias, de forma natural, livre e espontânea. É um dos colunistas com os quais mais aprendi. Por isso, trato-o, sempre, respeitosamente, de “mestre”, que é como o considero.
Só tenho uma pequena restrição a fazer neste espaço que é nosso, dos profissionais de comunicação: a ainda pequena participação dos leitores. Para um escritor (e aqui, mais do que jornalistas, todos, são escritores), a interatividade é, não somente importante, mas fundamental. Claro, estou me referindo a críticas pertinentes e bem-fundamentadas, feitas com inteligência e tirocínio, pois este é um espaço nobre, de arte e cultura e não um desses tantos chats inúteis e desnecessários, que pululam internet afora.
Por tudo o que expus, portanto, envio meus parabéns a esses generosos talentos, que tenho o orgulho e a responsabilidade de coordenar e que são os responsáveis diretos pelos dois anos de sucesso do Literário. E que este terceiro ano que ora se inicia seja melhor, muitíssimo melhor do que os dois que passaram. Com este “time de feras” estou certo que será!

2 comments:

Evelyne Furtado. said...
This comment has been removed by the author.
Evelyne Furtado. said...

Parabéns pelo aniversário do Literário e por esse belo texto. Sabe que cada dia eu eu descubro um escritor novo? Alguns eu já conheço melhor como a Celamar, o André, o Fábio e o senhor editor,rs.
Obrigada pelo apoio e palas doces palavras.
Abraços e sucesso!

P.S. Tem quem não goste de tanto açucar,rs.