Wednesday, December 02, 2009




Necessidade de dizer

Pedro J. Bondaczuk

O genial autor de "O Velho e o Mar", "Por quem os Sinos Dobram" e "Adeus às Armas", Ernest Hemingway, costumava dizer que aqueles que nos elogiam mais nos atrapalham do que ajudam. Tendem a encobrir, por temor de ferir o nosso orgulho e o nosso amor próprio, as falhas que temos. Impedem, desta maneira, que as consertemos e tenhamos uma conseqüente evolução.
O romancista pode estar até certo, mas nem sempre isso é verdadeiro. No caso, não cabe uma generalização. O intelectual, o artista, o jornalista e, mais do que eles, o escritor, procuram, a todo o custo e instante, o reconhecimento público para os trabalhos que realizam. Principalmente porque põem neles muito de si. Sobretudo, criam. E a criação é um ato desgastante e solitário.
Nunca estamos verdadeiramente seguros da originalidade, da validade ou da qualidade do que criamos. Ademais, há um aspecto prático nessa necessidade de menções elogiosas: a de vender os trabalhos que criamos (reportagens, artigos, crônicas, ensaios ou livros, não importa). Portanto, não se trata só de uma questão de vaidade, embora esta componente não possa ser descartada. Aliás, não são somente os indivíduos criadores, mas todas as pessoas sem exceção, que buscam o reconhecimento para o que são, para o que pensam ou para o que fazem.
Mesmo os que estão à margem da vida contam com esse impulso, que é instintivo. É a nossa maneira de gritarmos ao mundo que existimos, que somos talentosos, que temos uma identidade, que somos alguém. Quem não tem orgulho do seu intelecto, o tem do físico: da força, da beleza ou da saúde. Ou da "coragem", na maioria das vezes confundida com temeridade. Ou do desempenho sexual. Ou de outro aspecto qualquer.
Procuramos não exatamente o aplauso, mas a aprovação. Queremos a certeza de que somos originais, excelentes e, portanto, notados em algum ponto. Ou de que o nosso esforço para realizar alguma coisa (não importa o quê) não foi vão. Aspiramos ser admirados (e alguns reverenciados) no que quer que seja. Isto vale dos mínimos atos cotidianos aos máximos. Do engraxar de um sapato à construção de uma pirâmide. De uma marca em qualquer atividade esportiva à descoberta de uma nova galáxia. Sua natureza não importa.
Há várias espécies de elogio. Alguns são nitidamente irônicos e querem dizer exatamente o contrário do que expressam. São, na verdade, críticas e das mais ácidas. Outros, são hipócritas e interesseiros, feitos por subalternos, no afã de agradar os superiores, de olho em vantagens que às vezes (na maioria delas) não são merecedores.
Quem não conhece a ridícula figura do "puxa-saco"? Encontramos esse tipo de indivíduo por toda a parte. Outros, ainda, são feitos por basbaques despreparados, que por falta de cultura, de informação e até de inteligência, elogiam tudo o que supõem ser erudito, mesmo que se trate de um conjunto de besteiras. Estão, na verdade, tentando se auto-elogiar.
Há elogios, por outro lado, sinceros, mas também sem validade, por virem de pessoas que nos amam e que ficam cegas em decorrência desse amor. Tudo o que fazemos, dizemos ou somos lhes agrada e desperta irrestrita admiração. Claro que suas manifestações fazem um bem enorme à nossa alma. Mas estão longe de servirem de referencial de qualidade. Provêm de pessoas "suspeitas", emocionalmente comprometidas, sem equidistância para qualquer espécie de julgamento.
Estas considerações vêm a propósito de um "fax" que recebi estes dias, elogiando uma das minhas crônicas. Esse elogio foi daqueles válidos e que se constituem em galardões. Equivale à conquista de um prêmio, de uma medalha, de um troféu. É, portanto, gratificante, por não haver sido ditado por nenhuma das razões apontadas acima como condições para tirar sua legitimidade.
Não proveio, por exemplo, de uma pessoa basbaque, já que quem o enviou – no caso uma mulher, chamada Tânia – mostrou ser dotada de cultura, pela linguagem que utilizou. Também não é de um "puxa-saco", pois sequer nos conhecemos e, portanto, não há nenhuma relação de subalternidade de uma ou de outra parte. Pela mesma razão anterior, a do desconhecimento mútuo, não foi ditado pelo amor ou amizade. A pessoa que teve a gentileza de me brindar com palavras tão elogiosas sequer é de Campinas. Reside em Santo André. Não há, por conseqüência, qualquer razão subjetiva por trás delas.
Este sim, portanto, é o tipo de elogio que gratifica o artista, o jornalista, o escritor. Provém da identificação intelectual entre dois seres humanos cultos, que não se conhecem, dificilmente virão a se conhecer (e sabem disso), mas possuem pontos de vista idênticos em alguns aspectos essenciais da vida. Significa que o objetivo do texto foi atingido: "comunicou" informações ou despertou emoções ou ambos. Um dos maiores terrores dos que por força da profissão, ou por convicção, publicam amiúde opiniões (pelo menos é o meu) é a possibilidade de cair no ridículo. Quem lida com idéias e tenta dar-lhes forma mediante esse instrumento fragílimo, que é a palavra, corre sempre esse risco.
Raras vezes conseguimos evitar esse deslize. Sequer percebemos quando nos encaminhamos para esse precipício. E, quando menos esperamos...zás! Caímos nele! Fazemos papel de idiotas publicamente! Aliás, Voltaire tem uma observação lapidar a esse propósito. "A necessidade obrigatória de falar, e o embaraço de nada ter que dizer, são duas coisas capazes de tornar ridículo ainda mesmo o maior homem", escreveu o filósofo francês. E como são! Constantemente, vemo-nos confrontados por essas duas situações.

No comments: