Monday, September 11, 2006

TOQUE DE LETRA



Pedro J. Bondaczuk

(Fotos: Christiano Mazzola/Portal oficial da Ponte Preta)

VITÓRIA, COMO SEMPRE, DRAMÁTICA E SOFRIDA

A Ponte Preta fez, no sábado, a lição de casa. Derrotou, no Moisés Lucarelli, o lanterna do campeonato, o Santa Cruz, por 2 a 0, numa vitória, como sempre, dramática e sofrida, que só se consolidou nos descontos, aos 49 minutos do segundo tempo, com o golaço de categoria de Tuto. O time tem uma dificuldade enorme de jogar contra adversários retrancados. Nesses casos, manda a boa tática do futebol que se abra o jogo pelas laterais. Ocorre que tanto Iran, quanto Nei, embora fogosos e esforçados, ainda devem bastante em termos de fundamentos, principalmente nos cruzamentos para a área. Ademais, a Macaca ressente-se da ausência do centroavante nato, do ponto de referência que faça o pião para que os avantes vindos de trás arrematem a gol. Tenho certeza que, com um jogador assim, Tuto, que já fez sete gols neste Brasileirão, faria muito mais. Ainda há tempo para inscrever essa peça fundamental. Resta saber onde encontrá-la a esta altura do ano.

BUGRE EM EVOLUÇÃO TÉCNICA

É nítida a evolução técnica do Guarani sob o comando de Luís Carlos Barbieri. Isso ficou patente no jogo de sexta-feira, quando o Bugre fez valer o mando de campo e não tomou conhecimento do São Raimundo, vencendo o time amazonense, no Brinco de Ouro, por 3 a 1. As boas performances da equipe estão devolvendo a confiança ao torcedor que, aos poucos, volta a prestigiar o clube. Na partida de sexta-feira, o Guarani não pôde contar com sua maior estrela, um dos artilheiros da Série B, Edmilson, e ainda assim não se ressentiu dessa ausência. O garoto Eder e o meia Deivid fizeram o torcedor esquecer do seu ídolo. O próximo adversário do Bugre, o Náutico, é uma pedreira. Além de disputar a liderança, o time pernambucano está mordido com a derrota que sofreu diante do Paysandu, em Belém, e certamente virá para cima. Esse será, por conseqüência, o grande teste para avaliar a evolução bugrina.

TORCIDA SE RENDE A TUTO

Finalmente, parece que a torcida pontepretana se rendeu à eficiência e ao espírito de luta do atacante Tuto, que no sábado fez um gol de muita técnica e categoria diante do Santa Cruz. E não era sem tempo. Dificilmente outro atacante qualquer, de mais nome no futebol brasileiro, teria o mesmo rendimento desse catarinense, que fez quase toda a sua carreira no Japão, nesse esquema de jogo adotado há tanto tempo pela Ponte Preta, que sacrifica em demasia os atacantes, para priorizar o sistema defensivo. E, apesar disso, a Macaca tem ainda a defesa mais vazada da Série A. Aos menos avisados, fica a impressão de que Tuto é um avante limitado, meramente trombador. Quem pensa assim está muito equivocado. O gol que o atacante fez contra o Santa Cruz mostrou que não é nada disso. Tivesse um companheiro à altura, e fosse outro o esquema de jogo do time, certamente seu rendimento seria ainda muito maior. Foi bom, portanto, ver a torcida gritando o nome do artilheiro, dando-lhe moral para que continue visitando, cada vez mais, as redes adversárias.

HOMEM CERTO NO LUGAR CERTO

A cada dia que passa, cresce o meu respeito (e, certamente, muito mais, o do torcedor bugrino) pelo atual presidente do Guarani, Leonel Martins de Oliveira. Quando ele assumiu o cargo, há cerca de três meses, a situação do clube era caótica. Atolado em dívidas, pipocavam cobranças de todo o lado e o descontentamento era geral. Os problemas administrativos refletiam-se em campo, notadamente durante o Campeonato Paulista, quando o Bugre acabou rebaixado para a Série A-2. Leonel, tão logo assumiu, deixou de lado as disputas internas, arregaçou as mangas e começou a trabalhar. Foi, sobretudo, humilde e não teve dúvidas em pedir a ajuda da coletividade bugrina. E esta, embora ainda não na intensidade necessária, começou a vir. Com competência e criatividade, equacionou os problemas mais urgentes, reforçou o plantel e, embora nem tudo esteja resolvido, já há uma perspectiva de dias melhores para esse tradicional clube campineiro. Leonel está provando que é, de fato, o homem certo no lugar certo. Que continue assim.

FAVORITISMO PASSA PARA TIMES DO SUL

O empate de 0 a 0 de ontem, no clássico do Morumbi, em que o São Paulo não conseguiu dobrar um Corinthians que jogou com apenas nove jogadores a maior parte do jogo, me faz mudar o palpite sobre o favorito à conquista do Campeonato Brasileiro da Série A deste ano. O tricolor paulista, tido e havido quase que consensualmente pela crítica como o melhor time do futebol do País na atualidade, não mostrou nada disso na partida de ontem. Aliás, desde antes da decisão da Copa Libertadores da América, conquistada pelo Internacional, que se notava uma abrupta queda de rendimento sãopaulino. Ontem, porém, foi a gota d’água. Quem esteve no Morumbi viu um São Paulo apático, sonolento, sem vibração e sem nenhuma criatividade. É verdade que os atletas corintianos se superaram, em termos de vontade e de espírito de luta. Contudo, tecnicamente, o time comandado por Leão mostrou que ainda é o mesmo: bastante frágil e, sobretudo, previsível. Tudo indica que o título deste ano vai para o extremo Sul do País: ou para o Grêmio ou para o motivado Internacional.

COMPETIÇÃO EMBOLADA

Falam tanto sobre o fato da Ponte Preta estar na tal zona de rebaixamento, que não deve ser olhada somente pelo enfoque dos quatro últimos colocados (já que por pontos, vários times estão nessa posição da tabela, com o desempate feito apenas pelos critérios de saldo de gols etc.), mas o fato é que, com certeza, o torcedor só vai saber quais equipes vão cair quando faltarem duas ou três rodadas para o encerramento da competição. Além da Macaca, do São Caetano, do Fortaleza e do Santa Cruz, estão a perigo o Corinthians, o Goiás, o Flamengo, o Botafogo, o Cruzeiro, o Fluminense, o Atlético Paranaense e o Palmeiras. Como se vê, vai ser uma briga de foice no escuro até o fim do ano e vão escapar, apenas, os que tiverem maior cacife, e não propriamente técnico (já que todos, nesse aspecto, estão nivelados por baixo), mas político.

RESPINGOS...

· O garoto Denis, revelado pela Ponte Preta e depois deixado ao Deus dará, é uma das grandes revelações do Campeonato Brasileiro, atuando na lateral-direita do Santos. O jogador chegou a abandonar a carreira, mas foi resgatado para o futebol pelo Ipatinga. Hoje Denis seria titular absoluto na Ponte. Mas...
· O Botafogo provou, diante do Fluminense, pela Copa Sul-Americana, e do Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, que as duas goleadas sobre o Paraná e Atlético Paranaense não passaram de fogo de palha. Continua o timinho de sempre.
· Se o Santos jogar apenas o futebolzinho que jogou ontem, no empate de 1 a 1 diante do Fortaleza, vai perder para a Ponte, no final de semana, principalmente se a Macaca jogar o que jogou contra o Fluminense.
· A Portuguesa não tem jeito mesmo! Foi tomar um empate do Coritiba, no Canindé, aos 49 minutos do segundo tempo, com um gol de cabeça de um jogador com pouco mais de 1,50 metro! Êta defesinha ruim!
· Se o São Paulo jogar, quinta-feira, contra o Boca Juniors, somente o que jogou ontem contra o Corinthians, certamente vai dar vexame em pleno Morumbi.

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: