Monday, September 04, 2006

TOQUE DE LETRA





Pedro J. Bondaczuk

(Fotos: Divulgação/CBF e Arquivo)

OUTRA VEZ A ARBITRAGEM!

A Ponte Preta continua sendo espoliada. Na quinta-feira, deixou de trazer três pontos do Rio de Janeiro, por causa de um pênalti fajuto inventado pelo árbitro. Ontem, no Pacaembu, o fato se repetiu. Só que nesse jogo o time perdeu três pontos. E dessa forma, não há quem consiga melhorar a pontuação na tabela. É fato que a Ponte Preta, no geral, jogou uma partida sofrível, contra o apequenado Corinthians, que precisou de um pênalti inventado pela arbitragem para achar o caminho do gol. Resultado? Um a zero para a equipe dirigida por Emerson Leão. Além disso, a bola que Betão tirou, no entender dos cronistas em cima da linha de gol, entrou. Vi com atenção o lance na TV e a imagem contrariou os palpiteiros, que insistiram em opinar com o coração e não com a razão e contra o que era visível. Mais um erro, portanto, – e contra a Macaca, claro – debitado para a arbitragem. Conseqüência? Numa partida em que, mesmo jogando mal, a Ponte Preta deveria sair vencedora por 1 a 0, deixou o campo com outra derrota nas costas, pelo mesmo placar. E assim, claro, não dá!!!

BUGRE ENCARA PEDREIRA

O Guarani encara, amanhã, em seus domínios, uma “pedreira”. Enfrenta o Coritiba, líder do Campeonato Brasileiro da Série B, que até aqui vem fazendo uma campanha impecável e é candidatíssimo ao acesso à elite nacional em 2007. Está aí um bom jogo para o Bugre vencer. Se o fizer, e não é nada impossível, embora não se trate de tarefa fácil, além de subir na tabela e aumentar suas chances de ainda figurar entre os quatro primeiros colocados já nas próximas rodadas, vai ficar com o moral lá em cima. Se perder...Bem, aí as coisas se complicarão de vez. O Guarani, com os três pontos que perdeu por determinação da Fifa, está a quinze de distância do líder da competição, justamente seu adversário de amanhã, e a cinco da zona de rebaixamento que, para mim, reitero, não quer dizer nada a esta altura e que só deverá contar, de fato, quando faltarem dois ou três jogos para acabar o campeonato. Por tudo isso, quem comparecer amanhã ao Brinco de Ouro terá a chance, certamente, de assistir a um bom espetáculo de futebol.

PRESSÃO AUMENTA SOBRE O TREINADOR

O treinador da Ponte Preta, Marco Aurélio Moreira, há já um bom tempo caiu em desgraça com a imprensa da cidade, por causa de algumas atitudes que tomou, de cerceamento do trabalho dos repórteres. Por conseqüência, boa parte da torcida também se volta contra ele e pede a sua cabeça. Mas seria este o momento adequado para o clube trocar o comando técnico? Entendo que não! Supondo que Marco Aurélio seja demitido, ou que peça demissão, quem há, no momento, na praça capaz de o substituir com vantagem? Não vejo ninguém! Concordo com o comentarista Waldemir Gomes, da Band Campinas, quando diz que, se por um desses milagres totalmente improváveis, o substituto fosse Wanderley Luxemburgo, não haveria o que se contestar. Mas como isso raia o terreno das impossibilidades...Quem está fazendo essa marola toda, a pretexto de “salvar” a Ponte, está, na verdade, agindo no sentido de enterrá-la. Parem de fazer onda e se limitem, meus colegas jornalistas, a exercer sua função, que é a de informar com correção e isenção e nada mais!

PROMOÇÃO VÁLIDA E INTELIGENTE

Discordo daqueles que consideram a promoção do Guarani, de colocar urnas no Brinco de Ouro e na lojinha do clube, para arrecadar contribuições e assim ajudar a agremiação a fazer face às suas despesas, uma “humilhação”. Bobagem! Pelo contrário, considero uma medida não somente válida, mas sobretudo inteligente. A coletividade bugrina tem, mesmo, que se unir, nesta hora difícil. Afinal, o Guarani não tem dono. É dos seus associados e, sobretudo, dos seus torcedores. Ficar resmungando pelos cantos, criticando a diretoria anterior e a fragilidade atual do time, não resolve coisa alguma e, pelo contrário, complica ainda mais o que já é complicadíssimo. A atitude correta é todo o mundo se unir, arregaçar as mangas e tirar o clube do buraco. Certamente, esse movimento, que começou pequeno, vai crescer como uma bola de neve e, logo, logo, o Bugre vai recuperar seu status e sua grandeza, que nunca deveriam ser perdidos. Está de parabéns, portanto, a coletividade bugrina por essa sábia iniciativa.

VITÓRIA DE LAVAR A ALMA

A vitória da Seleção Brasileira, ontem, em Londres, sobre a Argentina, por 3 a 0, no segundo amistoso da chamada “Era Dunga”, é dessas de lavar a alma de qualquer torcedor, e por vários motivos. O primeiro, óbvio, foi por se tratar de “los hermanos”, com os quais temos uma rivalidade histórica (mas sadia). O segundo, pelo fato do nosso time não ter se limitado a vencer, mas por haver jogado uma partida brilhante e convencido tanto a crônica, quanto, principalmente, o torcedor. Terceiro, porque foi uma seleção renovada que, nos 90 minutos, utilizou somente três titulares de Parreira (Lúcio, Juan e Kaká no segundo tempo). Seis dos que jogaram sequer disputaram a Copa do Mundo, nem no banco de reservas: Gomes, Edmilson, Dudu Cearense, Rafael Carvalho, Elano e Wagner Love. E quarto, e mais importante motivo para vibrar: houve empenho de todos, sem nenhuma exceção, do primeiro ao último minuto do jogo. Com hexa ou sem ele, falem o que falarem, não há no mundo futebol melhor do que o brasileiro. E ponto final!

GOL ANTOLÓGICO DE KAKÁ

O gol que o meia Kaká fez, ontem, contra a Argentina, na vitória brasileira por 3 a 0, é desses que ficam na história e com o tempo viram lenda. É verdade que o jogador havia feito um semelhante, contra o caricato catado da Basiléia, na fase preparatória da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo da Alemanha, na Suíça, naqueles enganadores 8 a 0. Repetir a dose, porém, contra uma das equipes mais qualificadas que existem em âmbito mundial, tem muitíssimo mais valor. O amistoso de ontem entre os dois selecionados sul-americanos foi o quarto jogo do novíssimo e moderno estádio do Arsenal. E os ingleses bem que poderiam colocar uma placa (a exemplo da que há no Maracanã homenageando Pelé) para lembrar aos torcedores do futuro o magnífico gol feito por Kaká. Não é à toa que o Real Madri ofereceu rios de dinheiro pelo jovem atleta e que o Milan recusou a oferta que, se aceita, se constituiria na maior transação do futebol mundial de todos os tempos. Os milaneses não são bobos!

RESPINGOS...

· A Seleção da Itália mostrou que a conquista da Copa do Mundo se deu não porque fosse a melhor, mas por causa da forma de disputa da competição. Sábado não passou de um empate com a fraquíssima e desconhecida Lituânia, por 1 a 1, em pleno Estádio San Paolo de Nápoles.
· E a seleção de Felipão, que ficou duas colocações acima da brasileira no Mundial da Alemanha, levou ferro da Dinamarca, por 4 a 2!
· O que é que deu no ataque do Botafogo?! No espaço de somente 4 dias, marcou nove gols (4 a 0 no Paraná, na quinta-feira e 5 a 0 no Atlético Paranaense, ontem), em apenas dois jogos, metade dos que o Flamengo fez em 22 rodadas!
· Wanderley Luxemburgo deu um nó tático, ontem, em Tite, na goleada do Santos sobre o Palmeiras, na Vila Belmiro, por 5 a 1. E olhem que ficou barato!
· Está em pleno andamento a “Operação Salva Corinthians”. Bem que eu dizia que não deixariam o clube cair, por pior que estivesse. E está ruim mesmo!!! A vítima de ontem, para meu desgosto como torcedor, foi a minha Ponte Preta. Mutretas, mutretas e mais mutretas...

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: