Thursday, September 03, 2009

Felicidade sem mistérios


Pedro J. Bondaczuk

“A única coisa sem mistério é a felicidade, porque ela se justifica por si só”. Quem fez essa afirmação tão categórica foi Jorge Luís Borges e ele está coberto de razão. Há tantos infelizes no mundo só porque esses indivíduos procuram essa ventura em lugares errados.
Condicionam-na a uma série de fatores (riqueza, beleza, sucesso, pessoas etc.), quando ela é espontânea e incondicional. Não cobra nenhum preço, não exige nenhum esforço e só precisa ser “localizada”. Mas milhões, bilhões de pessoas buscam e buscam e buscam serem felizes, em vão. Por que? Porque sua procura é equivocada.
A felicidade só pode ser encontrada (e usufruída) em apenas um e um único lugar: no interior da nossa mente. Ela está, sempre esteve (e sempre estará enquanto vivermos) ali, generosa e paciente, à nossa espera, à nossa disposição, nesse jogo de esconde-esconde em que transformamos, sem nos darmos conta, a nossa vida, sem jamais se fazer de difícil ou de rogada.
Mas o lugar em que habita é tão óbvio, tão direto, tão fácil de se chegar, que sequer nos passa pela cabeça a mais remota idéia de procurá-la ali. Ela, porém, jamais se afasta desse local, para não dificultar a procura. Não dribla e nem se nega a ninguém.
Todos, absolutamente todos, até o mais miserável dos miseráveis, potencialmente, pode ser feliz. Basta, apenas, querer. Basta entender a felicidade. E esse entendimento não requer nem mesmo sabedoria ou esclarecimento ou uma batelada de informações e muito menos genialidade. Podemos ser os mais tolos dos tolos, absolutamente alienados, imersos em completa loucura e, ainda assim... podemos ter acesso a ela.
Afinal, a felicidade é a única coisa sem mistério. Não a entendemos porque não queremos. Temos incorrigível e renitente mania de complicar as coisas mais simples e claras que existem. Não compreendemos a simplicidade. Não acreditamos nela. Achamos que um prêmio tão grande, como a felicidade, só pode exigir de nós esforços inauditos, transcendentais, sobreumanos. No entanto... Não é necessário nada disso.
Dessa forma, malbaratam-se sonhos, esforços e energias e tudo em vão. Se não soubermos procurar a felicidade no lugar certo, não a encontraremos jamais. Poderemos, por exemplo, conquistar todas as riquezas do mundo, mais, até, do que o rei Salomão conquistou, e ainda assim não seremos felizes.
A felicidade nunca está nessa posse de “bugigangas” que, intrinsecamente, não têm o mínimo valor e que, quando têm alguma eventual serventia, apenas nos facilitam tarefas cotidianas, mas jamais têm o poder de nos tornar felizes.
De posse dessa “fortuna”, que só tem essas características para nós, néscios humanos, ao cabo de uma vida, chegaremos indubitável e invariavelmente a uma e uma única conclusão, a mesma a que Salomão chegou na velhice: “Vaidade, vaidade, tudo no mundo é vaidade”.
Já que iniciei estas divagações citando a declaração de Jorge Luís Borges, aproveito o ensejo para reproduzir um poema dele, intitulado “Nostalgia do presente” e que ilustra muito bem o que quero dizer: “Naquele preciso momento o homem disse:/”O que eu daria pela felicidade/de estar ao teu lado na Islândia/sob o grande dia imóvel/e de repartir o agora/como se reparte a música/ou o sabor de um fruto”./Naquele preciso momento/o homem estava junto dela na Islândia”.
Pois é exatamente assim que a felicidade funciona. Basta imaginar alguma coisa, pessoa ou situação que nos satisfaçam e, naquele exato instante, nos sentiremos felizes. Sua extensão, porém, depende só de nós. Reitero o que já escrevi inúmeras vezes: a felicidade não é um objeto ou sequer condição especial. É um estado de espírito.
Tanto pode ser obtida num palácio dourado, quanto em nosso quarto de solteiro, no fundo de uma masmorra infecta e insalubre ou na gélida Islândia. Basta que a requisitemos, que a procuremos onde sempre esteve, está e estará, ou seja, que a encontremos em nosso interior e que acreditemos que ela se faz presente. E, subitamente, ela, de fato, estará conosco. Sem complicações, sem esforços e sem frescura..

No comments: