Monday, October 30, 2006

TOQUE DE LETRA




Pedro J. Bondaczuk

(Fotos: Arquivo)

RESULTADO DESASTROSO DA PONTE PRETA

Sem Fábio Baiano, que dá ritmo e qualidade ao meio do campo (e que sofreu estranha contusão no vestiário, durante o aquecimento, momentos antes do jogo) e com a ausência de Tuto, seu grande artilheiro, a Ponte Preta sofreu uma derrota desastrosa para o Botafogo, sábado, no Moisés Lucarelli, por 2 a 1, e perdeu a oportunidade de se afastar da zona do rebaixamento. Pelo contrário, ficou em situação desesperadora no campeonato, o que irritou demais a torcida, que cometeu, inclusive, alguns excessos (compreensíveis, mas condenáveis), ao tentar invadir os vestiários. O que mais assusta é que a Macaca não passa a mínima confiança ao torcedor. É um time confuso, assustado e que comete erros infantis em todos os seus compartimentos. Enquanto o ataque perde gols incríveis, a defesa segue falhando nos momentos críticos das partidas e tomando gols absurdos. O problema, ressalte-se, não é de falta de vontade e de comprometimento dos jogadores, mas de qualidade. O time é muito ruim, um dos mais fracos que a Ponte Preta montou nos últimos anos. Agora, só resta torcer por um milagre nos próximos jogos. Ainda acredito que a Macaca se salve, mas a cada dia creio menos nessa possibilidade.

EMPATE QUE FOI UM CASTIGO

O Guarani obteve, na terça-feira, frente ao Brasiliense, o terceiro empate consecutivo, curiosamente todos pelo mesmo placar, 2 a 2, que pelas circunstâncias em que ocorreu, pode ser considerado desastroso. Depois de um primeiro tempo primoroso, em que fizeram, sem grande esforço, 2 a 0 no adversário, os comandados de Waguinho Dias arrefeceram o ímpeto na etapa final. Com isso, o time de Brasília, que não tinha mais nada a perder (tanta fazia ser derrotado por dois quanto por dez gols), partiu para cima do Bugre, fez um gol e, quando tudo parecia consumado, obteve o empate, no último minuto do jogo. O resultado mantém o Guarani na zona do rebaixamento, justamente na reta final do campeonato. Embora o time ocupe a 17ª colocação, tem a mesma pontuação do 18º e apenas um ponto a mais que o 19º e o 20º. A situação do Guarani, portanto, se não é pior, pelo menos é idêntica à do seu maior rival da cidade, a Ponte Preta. Este é um ano para ser esquecido pelo futebol de Campinas.

ÁGUIA, A GRANDE ESPERANÇA

As esperanças do torcedor campineiro, agora, estão todas depositadas no terceiro time profissional da cidade, o Campinas Futebol Clube, que depende apenas das próprias forças para conseguir o acesso à Série A-3 do Campeonato Paulista do ano que vem. Basta ao Águia vencer seus próximos (e derradeiros) dois compromissos, o Lemense, em Leme e o União Mogi, no Brinco de Ouro, para sacramentar a conquista. Seu plantel é excelente para o nível da competição, o time está motivado e é comandado por um ex-atleta experiente e vitorioso, que chegou, inclusive, a ser convocado para a Seleção Brasileira, Edson Boaro, que agora procura repetir seu sucesso profissional como treinador. O momento é de absoluta concentração e de confiança nas próprias possibilidades. O Campinas tem tudo para salvar o futebol da cidade, neste ano tão ruim para a Ponte Preta e, sobretudo, para o Guarani. Força, Águia! Vamos pras cabeças!

SEMPRE OS MESMOS ERROS

A Ponte Preta cometeu, contra o Botafogo, os mesmíssimos erros que havia cometido contra o Internacional. A defesa falhou duas vezes e as falhas, embora poucas, acabaram sendo fatais. No segundo gol do time carioca houve uma indecisão absurda entre Regis e Preto, do que o avante botafoguense Reinaldo se aproveitou para definir o marcador. Enquanto isso, o ataque errava passes e mais passes e consagrava o bom goleiro Max, com chutes equivocados. Houve momentos do jogo em que vários jogadores pontepretanos nitidamente se “esconderam” em campo, de medo de assumir responsabilidade. Apesar do erro fatal no gol do Botafogo, o zagueiro Preto foi dos poucos que deram “a cara para bater”. Mas no aspecto raça, o destaque foi, novamente, Ricardo Conceição. Quem dera que a Ponte tivesse onze atletas como ele. Certamente não estaria na situação vexatória que se encontra. Luís Mário, de quem se esperava muito – não só neste jogo, mas na temporada – de novo decepcionou, apesar de ter sofrido o pênalti que redundou no gol pontepretano. A Ponte Preta, rebaixada ou não, precisa fazer, no próximo ano, uma profunda reformulação, não apenas no seu plantel, mas nos seus conceitos.

CLÁSSSICO DAS CANELADAS

O clássico entre o Corinthians e o Palmeiras, disputado na quarta-feira, no Morumbi, foi uma das piores partidas envolvendo estes dois times que já vi nos quase 60 anos em que acompanho o futebol. Venceu quem foi o menos pior, ou seja, o alvi-negro do Parque São Jorge. E graças, apenas, a um golzinho solitário, de cabeça, na cobrança de escanteio, marcado por Marcelo Matos. E foi só. Tecnicamente, foi um espetáculo deprimente, que não condiz em absoluto com as tradições desses dois clubes. Ambos devem escapar do rebaixamento, mas não porque estejam jogando de forma pelo menos razoável, mas porque há uns dois ou três times (entre os quais a Ponte Preta), que conseguem a façanha de serem ainda piores do que ambos. Pena que a Macaca já enfrentou os dois. Caso contrário...E pensar que a MSI montou esse time atual do Corinthians pensando em torná-lo campeão do mundo! Só se for campeão da ruindade!

COM A MÃO NO TÍTULO

A menos que aconteça uma zebra incrível, dessas que ocorrem somente uma vez a cada cem anos, se pode afirmar, com quase certeza, que o São Paulo já é o virtual campeão brasileiro da temporada. Não que o tricolor do Morumbi esteja jogando um futebol esplendoroso, comparável ao do grande Santos da década de 60, longe disso. Mas diante da fragilidade dos adversários, não vejo quem possa barrar o caminho dos comandados de Muricy Ramalho rumo ao título. É a esse adversário motivado, cheio de gás, com o moral nas nuvens, que a Ponte Preta precisará derrotar no próximo sábado, e em pleno Morumbi. Se conseguir, o feito valerá pelo ano todo, talvez pela década. No jogo de sábado passado, em Florianópolis, diante do Figueirense, o tricolor, de novo, jogou uma partida apenas discreta. Ainda assim, voltou para São Paulo com os três pontos na bagagem. Tomara que baixem, nos jogadores pontepretanos, os espíritos de Oscar, Polozzi, Odirlei, Wanderley Paiva, Marco Aurélio e, principalmente, do Dicá e que a Macaca, dessa forma, surpreenda o Brasil e o mundo e derrote o poderoso tricolor paulistano. Se formos encarar o jogo apenas pela lógica...valha-me Deus!!!

RESPINGOS...

· O Bahia deu vexame, no sábado, diante do Ipatinga, pela Série C do Campeonato Brasileiro. Além de perder para o bom time mineiro, por 2 a 0, em plena Fonte Nova, sua torcida protagonizou um dos espetáculos mais deprimentes que já vi nos últimos anos.
· O Grêmio Barueri tem a pretensão de ser um novo São Caetano. Depois de subir para a Série A-1 do Campeonato Paulista de 2007, está bem cotado para ascender, também, à Série B do Campeonato Brasileiro. Sábado, derrotou o Vitória, no Barradão, por 2 a 1.
· O Atlético Paranaense, nas mãos de Vadão, é outro time. Depois de se classificar, no0 meio de semana, para a próxima fase da Copa Sul-Americana, ao golear o Nacional de Montevidéu, por 4 a 1, repetiu a dose, no sábado, no clássico estadual, e enfiou um categórico 4 a 0 no rival Paraná.
· Apesar da derrota, no sábado, para o Gama, em Brasília, o Atlético Mineiro está a apenas uma vitória da sua volta para a Série A do Campeonato Brasileiro. A mesma situação vive outro clube tradicional, o Sport Recife.
· O Santos, de mansinho, de mansinho, com um time apenas discreto, está muito perto de garantir uma das vagas para a Libertadores da América do ano que vem. Sábado, complicou ainda mais a situação do São Caetano, ao derrotar o time do ABC por 1 a 0.

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: