Saturday, October 07, 2006

REFLEXÃO DO DIA



O fracasso dos dois sistemas ideológicos, surgidos nos últimos 200 anos, deixa um imenso vazio, que deve ser preenchido com algo novo, que corrija as distorções de um e de outro, e aproveite as virtudes de ambos. Os pessimistas, porém, não crêem nessa possibilidade. E prevêem o caos. No meio desses dois grandes grupos de analistas estão os moderados, entre os quais me incluo. São os que acreditam na potencialidade humana, mas sabem que o processo renovador tem que começar com alguém e em algum lugar. Que nunca perdem a “esperança”, mas definem esse conceito de forma correta, como faz Erich Fromm, em seu livro “Ter ou Ser?”, quando diz que ela “não é nem uma espera passiva nem um forçar irreal de circunstâncias que não podem ocorrer. É como o tigre agachado que só saltará quando chegar o momento de saltar”. O que está aí, todos concordam, precisa ser mudado. Mas o que construir no seu lugar? Como? Quando? Que tal a partir de agora?

1 comment:

Anonymous said...

Mas como?
É impressionanate como o ser humano é podre!
Todos tentam enganar! De uma forma ou de outra tentam enganar.
Eu não tenho esperanças de que as coisas possam mudar.
Pessoas mesquinhas, que só pensam em dinheiro, poder, não conseguem lembrar de que existe amor, solidariedade, compaixão. Pelo contrário. Tiram o pouco que o outro tem e não interessa saber o quanto prejudicou, magoou, nada.
Mas o que realmente me incomoda é o seguinte: ter esperança que o próximo tem boa índole deve ser instinto. Digo isso porque sempre falo: "na dúvida ele é culpado" mas a forma como trato as pessoas é exatamente o contrário. E infelizmente sempre me decepciono. Se confio em alguém, esse alguém me desaponta......
Fazer o que!?
Luciana