Sunday, October 29, 2006

Sociedade virtual


Pedro J. Bondaczuk


A expansão vertiginosa da rede mundial de computadores, a Internet, está provocando sensíveis mudanças de comportamento na sociedade, cuja profundidade e alcance ainda não podem ser mensurados. Cada vez mais pessoas ao redor do mundo se tornam "internautas" (neologismo que se fixa na linguagem cotidiana em vários idiomas), em busca de informação, entretenimento, comunicação e realização de negócios. Mais e mais usuários fazem suas compras sem sair de casa. Depositam e sacam dinheiro em bancos, fecham contratos comerciais e realizam outras operações da vida prática, usando apenas um microcomputador, uma linha telefônica e um bom servidor.

Nota-se uma adesão crescente de jovens à Internet. Já trocam bailes e boates que freqüentavam pela "navegação" na rede mundial. Fogem, com isso, dos riscos da violência e do consumo de drogas. Criam jargões apropriados, fazem pesquisas para a escola, "namoram" à distância (às vezes separados até por continentes) e muitos têm sua iniciação sexual com o "sexo virtual". Desenvolvem, portanto, novos valores e impõem novos comportamentos. Pais preocupados buscam conter excessos dos jovens (ou o que julgam ser excessivo). Depende do que entendem como "exagerado".

Esse novo comportamento é bom ou ruim? Entendemos como positivo e irreversível. O escritor Arthur Clarke, num ensaio publicado em 3 de setembro de 1978 no Suplemento Literário do "O Estado de São Paulo", sob o título "O futuro no mundo das comunicações", justifica porque é bom. Escreve: "O homem é um animal comunicativo. Exige notícias, informações, divertimentos, quase tanto quanto alimento. Na verdade, como um ser humano na ativa, pode sobreviver muito mais sem alimento – e mesmo sem água – do que sem informação, como nos mostraram experiências de privação sensorial". E, neste caso, a Internet é um perfeito "kit de primeiros socorros" em termos de comunicação. Veio para ficar, e por isso se impôs, criando novas posturas e comportamentos.

(Artigo divulgado na revista eletrônica "Barão Virtual", na Internet, na segunda semana de setembro de 1998)

No comments: