Monday, October 16, 2006

TOQUE DE LETRA



Pedro J. Bondaczuk

(Fotos: Arquivo)

ARBITRAGEM MAROTA E CAPCIOSA

A Ponte Preta foi escandalosamente prejudicada em Florianópolis pelo árbitro gaúcho Leandro Pedro Vuaden, um dos maiores trapalhões do futebol brasileiro, ontem, na derrota diante do Figueirense, por 2 a 1. Os dois pênaltis que determinaram a derrota da Macaca não existiram. É certo que o time não jogou bem, mas traria, tranqüilamente, os três pontos para Campinas, não fosse a interferência marota, capciosa e safada do homem do apito. Não posso afirmar que se tratou de uma armação, embora haja evidências nesse sentido. O José Arnaldo, da Rádio Bandeirantes de Campinas, levantou, com propriedade a questão, ao constatar que em mais de mil jogos nas séries A e B disputados neste ano, Vuaden apitou somente seis (quatro no principal campeonato do país e dois na segunda divisão). Por que tinha que ser escalado justo para esse jogo, ele que não goza da confiança da comissão de arbitragens da CBF? Para salvar o Corinthians? Para evitar o rebaixamento do Fluminense? Parece que sim! Que palhaçada!

SORTE É PARA QUEM MERECE

O treinador Waguinho Dias, do Guarani, mostrou que, além de competência, tem muita sorte. No jogo de sábado, quando seu time perdia, em Brasília, para o Gama, por 2 a 1, ele resolveu fazer uma substituição nos descontos da partida, colocando o meia Odair no lugar do lateral Mariano. O locutor Sílvio Antonio, que transmitia o jogo pela Rádio Bandeirantes de Campinas, ironizou a atitude do técnico (o que eu também faria), perguntando se se tratava da entrada de Careca, de Zenon ou de Amoroso, de alguém que salvaria o Bugre da derrota naquela circunstância. Na primeira e única bola que o atleta procedente do Juventude (que fazia a sua estréia) recebeu, porém, meteu para a rede. E selou, dessa forma, aos 48 minutos do Segundo Tempo, um empate, que parecia impossível àquela altura do jogo. Isto é que é sorte do treinador! Waguinho explicou que teve uma súbita intuição e resolveu atendê-la. Com essa estrela (aliada, claro, à sua reconhecida competência) o jovem técnico tem tudo para tirar o Guarani da delicada situação em que se encontra.

ÁGUIA VOA EM CÉU DE BRIGADEIRO

O Campinas Futebol Clube deu outro passo para ascender à Série A-3 do Campeonato Paulista do ano que vem. Ontem, fez a lição de casa, derrotou o Linense por 2 a 0 e continua mais líder do que nunca em sua série. Agora, o Águia terá dois jogos nos domínios dos adversários. Se vencer um deles e ganhar, na última rodada, do União Mogi, cumprirá esse objetivo, que vem perseguindo há já algum tempo. Creio que desta vez vai dar. Nos dois anos anteriores, o acesso “bateu na trave” e escapou por muito pouco. Tenho certeza, porém, que sua diretoria, jogadores e comissão técnica aprenderam bem a lição. Dessa forma, como tudo indica, Campinas terá um representante em cada série da Primeira Divisão no Campeonato Paulista de 2007: a Ponte Preta, na Série A-1; o Guarani, na A-2 e o Águia, na A-3. Força, rapaziada! São só mais duas vitórias!!! Desta vez vai dar!

SOPRADOR DE APITO FAZ UM ARRASO

O soprador de apito Leandro Pedro Vuaden, além de ter “operado sem anestesia” dentro de campo a Ponte Preta, ontem, em Florianópolis, ao inventar os dois pênaltis que determinaram a derrota da Macaca para o Figueirense, fez um trabalho completo. Desfalcou o time para o jogo de sábado, ao expulsar o goleiro Jean e o meia Luís Mário e, de lambugem, dar o terceiro cartão amarelo para Preto e Nei. Serão quatro desfalques na equipe, embora os substitutos sejam confiáveis e já tenham mostrado serviço: Aranha, Emerson, Régis (que retorna, após cumprir suspensão automática) e Welber, respectivamente. Um fato me chamou, em especial, a atenção. Leandro Pedro Vuaden é gaúcho e sabem quem é o próximo adversário da Ponte? Isso mesmo, é o Internacional de Porto Alegre! Se houve armação ou não, não dá para provar, mas, no mínimo, que a coincidência é estranha, disso não há como negar. Êta sujeitinho safado! Depois o Edílson Pereira de Carvalho é que é execrado! Ele é um santo, perto de determinados gatunos!

CRISE SEM FIM NO PARQUE SÃO JORGE

Se o Corinthians houvesse derrotado o Flamengo, ontem, no Maracanã, o incidente de quarta-feira, entre o jogador Carlos Alberto e o técnico Emerson Leão, em Buenos Aires, na derrota corintiana para o Lanus por 4 a 2, oportunidade em que, por muito pouco, ambos quase saíram no tapa, seria “águas passadas”. Todavia, o chamado Timão apresentou um futebol ridículo e foi goleado pelo rubro-negro carioca por 3 a 0, com direito a olé. Como não poderia deixar de ser, o ambiente no Parque São Jorge tende a esquentar, e muito, ao longo da semana. Resta saber para quem vai sobrar. O atleta, apesar de temperamental e meio que amalucado, vinha sendo o mais combativo do time, característica tão do agrado do torcedor. O técnico, por sua vez, ainda é visto, pela maioria dos corintianos, como a grande esperança para evitar a humilhação do rebaixamento. Nesse duelo, quem sairá ganhando? Acho que ninguém. Se a Globo e a CBF não fizerem nada para evitar (acho que farão), o Corinthians caminha a passos largos para a Segunda Divisão.

DE GRÃO EM GRÃO

O Paraná, como uma boa galinha, de grão em grão vai enchendo o papo. Discretamente, jogando um futebol apenas para o gasto, segue somando pontos e mais pontos e já ultrapassou o Santos, de Wanderley Luxemburgo, na tabela do Campeonato Brasileiro da Série A. Agora, está perto, muito próximo mesmo, do maior feito da sua história, que é a conquista de uma vaga para a disputa da Copa Libertadores da América do ano que vem. Duvido que no início da competição o mais fanático dos torcedores do Paraná esperasse uma campanha dessas. A diretoria do tricolor paranaense prova, sobretudo, que não é preciso fazer investimentos milionários (não raro perdulários) para formar um bom plantel. Basta contratar certo. E isso não significa trazer medalhões, os chamados “bois cansados”, que já deram o que tinham que dar e que agora “jogam” apenas com o nome. Está aí um exemplo a ser seguido pelas diretorias do Corinthians, Palmeiras, Fluminense, São Caetano, Ponte Preta....

RESPINGOS...

· O Botafogo pode não ter uma boa defesa (e não tem), mas seu ataque, quando acerta, é arrasador. Foram vários os jogos deste ano (se não me engano, seis) em que fez 4 gols nas defesas adversárias. Sábado, no Maracanã, repetiu a dose, na vitória contra o Santos por 4 a 3.
· O Fluminense é seriíssimo candidato ao rebaixamento. Ontem, perdeu mais uma, para o Internacional, no Beira-Rio, por 2 a 0.
· A Seleção Brasileira, comandada pelo técnico Dunga, fez um segundo tempo brilhante, terça-feira, em, Estocolmo, quando derrotou o bom Equador por 2 a 1. Ronaldinho Gaúcho, finalmente, mostrou o bom futebol que todos esperam dele.
· A torcida do São Paulo deu o troco, neste sábado, no Atlético Mineiro e no Bahia. Lotou o Morumbi, nos 5 a 0 do time sobre o Juventude e bateu o recorde de público neste ano nas três séries do Campeonato Brasileiro. Cinqüenta e cinco mil torcedores estiveram presentes no estádio. E ainda dizem que o São Paulo está em crise.
· Mas o Atlético Mineiro não fez por menos. Sua torcida compareceu em massa no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, no sábado, no jogo em que o galo mineiro venceu o time da casa, por 2 a 1, e assumiu a liderança isolada da Série B.

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: