Monday, April 30, 2007

TOQUE DE LETRA







Pedro J. Bondaczuk

(Fotos: Arquivo)

BYE, BYE, MATADOR

Encerrou-se, oficialmente, no sábado, o ciclo do matador Finazzi com a camisa da Ponte Preta. O atleta deixa o Majestoso, para defender o Corinthians no Campeonato Brasileiro da Série A, cumprindo o objetivo da sua contratação. Ou seja, fazendo gols. Foi, não somente, o artilheiro da Macaca, mas também o vice de toda a competição, o Paulistão da Série A-1, atrás, apenas, de Somália, do surpreendente São Caetano. Nada mau para um jogador de 33 anos, limitado tecnicamente, mas com incrível visão de gol. É verdade que tinha mais, muito mais futebol a oferecer à Ponte. Em diversas partidas teve atuações apenas discretas e em outras, muito ruins até. Ainda assim, cumpriu seu papel: acumulou 12 gols e, não houvesse perdido dois pênaltis, certamente seria o dono da artilharia do Campeonato Paulista. A Ponte Preta movimenta-se, agora, para contratar um substituto à altura para Finazzi. Dificilmente conseguirá um sequer parecido. Não sobram matadores por aí. Comenta-se a possibilidade da vinda de Clayton, que subiu para a Série A-1 com o Rio Preto. Entendo que seja uma boa pedida, sem dúvida. Mas que o Finagol fará muita falta, disso não tenho a menor dúvida. Boa sorte, matador!!!

TEREMOS DERBI EM 2008

O Guarani contrariou todos os prognósticos e, com um time tecnicamente limitado, mas contando com um técnico vencedor, conquistou o que há até uma semana parecia apenas um sonho: o seu retorno para a Série A-1 em 2008. A conquista deu-se com uma vitória suada, dramática, sofrida, ontem, a única da fase decisiva, diante do lutador São José que, mesmo atuando no Brinco de Ouro, vendeu caro a derrota por 2 a 1. Está de parabéns, portanto, toda a comunidade bugrina, em especial a sua fiel e apaixonada torcida, que não abandonou o Bugre nem nos seus piores momentos. Trata-se de uma vitória do futebol de Campinas, que teve um ano terrível em 2007. Com a volta do Guarani para a elite do futebol paulista, a cidade volta a ter seu grande derbi, na próxima temporada. Agora é a vez da Ponte Preta de se desdobrar, de fazer das tripas coração para assegurar o retorno à principal divisão do futebol brasileiro. Aposto todas as minhas fichas na Macaca!

À ESPERA DE REFORÇOS

O assunto de momento, pelos lados do Majestoso, é a possível chegada de reforços para o Campeonato Brasileiro da Série B. Por enquanto, apenas duas contratações estão confirmadas: Júlio César, ala direita do Bragantino e Ale, meio-campista do Guaratinguetá. Mas as especulações rolam soltas pela cidade e é grande a expectativa pela chegada de novos atletas, para suprir nítidas deficiências mostradas pela equipe no correr do recém-findo Campeonato Paulista. Com a saída, confirmada, de Finazzi, a prioridade, claro, passa a ser a vinda de um matador, para substituir o que deixa a Ponte Preta, onde já era ídolo. Falou-se, inicialmente, na contratação de Marcelo, do Madureira. Sua atuação no Campeonato Carioca, todavia, valorizou muito o atleta e tornou inviável, financeiramente, a sua aquisição. A bola da vez passa a ser Clayton, do Rio Preto, além de Otacílio Neto, do Noroeste. Comenta-se, também, que Michel e Alex, igualmente do Guaratinguetá, estariam de malas prontas, rumo ao Moisés Lucarelli. Só nos resta aguardar.

CRUZEIRO É GOLEADO NA DECISÃO

Que o atual time do Cruzeiro é fraco, em especial em seu sistema defensivo, não é novidade para ninguém. Todavia, nem o mais pessimista dos seus torcedores poderia prever o que aconteceu ontem, no Mineirão, no primeiro jogo das finais do Campeonato Mineiro. O time estrelado foi humilhado pelo rival, o Atlético, que lhe aplicou uma sonora goleada, por 4 a 0, com direito a olé. De quebra, a raposa perdeu seu treinador, Paulo Autuori, que entregou o cargo após o jogo, se dizendo “envergonhado” pelo vexame dos seus comandados. Há tempos que o Cruzeiro virou autêntico “balcão de negócios”. Mal algum jogador começa a se destacar, é logo negociado, quer no mercado interno, quer, e principalmente, no do exterior. Dessa forma, fica impossível formar um grupo entrosado e competitivo. A menos que a sua diretoria mude esse comportamento, o Cruzeiro terá sérios problemas no Campeonato Brasileiro da Série A, que começa em menos de duas semanas.

RESGATE DO FUTEBOL CARIOCA

O clássico de ontem, no Maracanã, envolvendo Flamengo e Botafogo, pela decisão do título do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro de 2007, pode significar o resgate do futebol carioca, que nos últimos anos esteve no fundo do poço, com seus times se limitando a lutar pela mera permanência na elite nacional. Foi um jogo emocionante, para ninguém botar defeito, e o resultado não poderia ser outro: empate, por 2 a 2. É verdade que Vasco e Fluminense continuam em crise, às vésperas do Brasileirão. Todavia, tratam-se de clubes tradicionais, que, certamente, vão procurar se reforçar, para não fazerem feio na principal competição das Américas. O Botafogo, além de se classificar para a disputa do bi-campeonato, tem grandes chances de conquistar a Copa do Brasil . Já o Flamengo se classificou, com folga, para a fase do mata-mata na Copa Libertadores da América e sonhar chegar mais longe. Que os clubes paulistas, portanto, se acautelem com os cariocas no próximo Campeonato Brasileiro, especialmente com o tradicional clube da estrela solitária e com o rubro-negro da Gávea, de tantas glórias e tradições.

AZULÃO A UM PASSO DO TÍTULO

O São Caetano confirmou, ontem, diante do Santos, no Morumbi, que a goleada que aplicou no São Paulo, há uma semana, não foi fruto do acaso. Dos quatro classificados para as finais do Campeonato Paulista desta temporada, foi o que mostrou futebol mais prático, eficiente e agressivo. O Azulão jogou, ontem, como autêntico campeão, embora nada ainda esteja decidido, vencendo os comandados de Wanderley Luxemburgo com propriedade, por 2 a 0. O Santos, para aspirar ao bi-campeonato, terá que vencer o jogo do próximo fim de semana, por uma diferença de, no mínimo, dois gols, tarefa que, convenhamos, se não é impossível, é dificílima, principalmente em decorrência do que o São Caetano vem jogando. Mas para reverter a desvantagem, terá que jogar mais, muito mais do que jogou nas últimas três partidas, quando se mostrou um time nervoso, burocrático, sonolento e sem vibração. Enfim... No futebol não há nem perdedores e nem vencedores de véspera. Mas pelo que vi ontem, me arrisco a dizer que a taça de campeão da temporada já tem um destino quase certo: a sala de troféus do Estádio Anacleto Campanella.

RESPINGOS...

· Outro pequeno, disposto a fazer história, é o Paranavaí. Venceu, ontem, o primeiro jogo da decisão do Campeonato Paranaense, diante do Paraná, por 1 a 0, em seus domínios.
· Jogo emocionante foi o disputado entre o Grêmio e o Juventude, em Caxias do Sul, pela disputa do título gaúcho da temporada. O empate de 3 a 3 reflete com precisão o que foi essa partida.
· E o Corinthians continua mais agitado do que um vespeiro. Fala-se, até, em pedido de impeachment do presidente Alberto Dualibi, e isso às vésperas do início do Campeonato Brasileiro.
· O São Paulo tem um desafio imenso, pela Copa Libertadores da América. Terá que eliminar o enjoado Grêmio, caso aspire alguma coisa a mais na competição. O primeiro jogo entre ambos já será depois de amanhã, no Morumbi.
· Um time que deve dar bastante trabalho no Campeonato Brasileiro da Série B, é o Vitória. Olho nele! O rubro-negro baiano está com um ataque arrasador, embora sua defesa não seja lá essas coisas.

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: