Sunday, April 22, 2007

Triângulo das Bermudas - I


Pedro J. Bondaczuk

Desde quando o primeiro ser civilizado descobriu que poderia navegar, os mares têm despertado temor e fascínio nos homens. Em torno das atividades náuticas foram criadas lendas e mitos, dando conta de oceanos povoados por terríveis monstros marinhos, que tragavam embarcações inteiras com toda a sua tripulação de um só sorvo.

Águas ferventes e despenhadeiros infinitos, no local onde “o mundo acabava”, eram testemunhados por velhos marinheiros, nas longas conversas mantidas em tavernas fumarentas, onde as narrações de pseudofeitos gloriosos, com as de enormes bravatas, eram desfiadas, acompanhadas de generosas libações alcoólicas.

Até a histórica viagem de Cristóvão Colombo, que partindo da Europa visava a cruzar “oceanos desconhecidos” para aportar em Cypango (Japão), vasta região do Atlântico Norte permanecia praticamente inexplorada, pelo medo que os navegadores tinham do desconhecido.

Hoje, essa área é uma das de maior tráfego mundial, tanto aéreo, quanto naval. Mas nem por isso deixa de ser centro de controvérsias entre os cientistas, os místicos e o homem comum das ruas, fascinado por tudo o quanto não possa ser explicado de uma forma acessível ao seu entendimento.

Dos mares que mais despertam a imaginação das pessoas, está o que banha uma área abrangendo boa parte do Golfo do México, estendendo-se por toda a costa Leste dos Estados unidos, tendo o seu limite perto das Ilhas Açores, Atlântico adentro. É a região conhecida como Triângulo das Bermudas, “Da Morte”, ou “Do Diabo”, onde pelo menos 700 navios e aviões desapareceram nos últimos três séculos.

Uma parte considerável desses desaparecimentos pode ser explicada pelas peculiares condições atmosféricas existentes na região, caminho de devastadores furacões que periodicamente atingem o território norte-americano, traçando rastros de destruição e mortes na sua passagem. Outra é perfeitamente atribuível a naturais falhas humanas, causas de grandes desastres em todos os meios de transporte, principalmente nos terrestres, teoricamente os mais seguros.

Há, entretanto, diversos casos que têm desafiado todas as tentativas lógicas de explicação. E que, dadas as características das ocorrências, revelam-se sumamente misteriosos. Por isso tornam-se campos férteis de especulação dos místicos, dos “videntes”, dos malucos e dos oportunistas. Mais destes últimos que, se valendo da superstição alheia, auferem gordos dividendos fazendo sensacionalismo.

De qualquer forma, o chamado “Triângulo das Bermudas” (que na verdade é um trapézio de lados e ângulos irregulares), tem registrado acontecimentos que à luz da ciência moderna não são passivos de explicação. É bom frisar-se, todavia, que o homem, a despeito dos avanços em todas as áreas do conhecimento, ainda está muito longe de saber de tudo.

Muitos fenômenos naturais ainda estão por ser explicados e outros tantos até por ser descobertos. O quanto há de verdadeiro sobre tudo o que se diz dessa região? Até que ponto as explicações para os acidentes registrados nessas águas não são deliberadamente distorcidos, com o propósito de justificar determinadas “teorias”? O que de tão estranho e aterrador acontece ali para dar razão ao seu tétrico apelido?

(Continua)

No comments: