Monday, April 23, 2007

Triângulo das Bermudas - II


Pedro J. Bondaczuk

(Continuação)

Colombo vê estranhas luzes

Conta-se que o navegador Cristóvão Colombo tomou o contato inicial com os mistérios que cercam o “Triângulo das Bermudas” exatamente na véspera de pisar a primeira terra do Novo Mundo, após meses de viagem no mar e de enfrentar um sério descontentamento entre os marujos que não confiavam no bom termo daquela aventura, para eles maluca.

Foi pouco antes que o marinheiro que estava na gávea de um dos três barcos da expedição visse as ilhas de Crooked e Rum Cay, que teriam sido as primeiras visões de um vasto e inexplorado continente, mais tarde chamado de América. Toda a tripulação teria visto, nessa noite tensa, estranhos clarões esverdeados na linha do horizonte, se movendo de um lado para o outro.

Para os marujos, já apavorados, isso seria o prenúncio de um próximo fim que estaria iminente para todos. Luzes semelhantes seriam posteriormente testemunhadas, séculos depois, por diversos navegadores, que escaparam dos perigos daquela área. Antropólogos modernos explicam essa visão, no caso de Colombo, como sendo reflexos de fogueiras acesas nas canoas dos habitantes das ilhas em sua pesca noturna. Elas não teriam, portanto, nada de sobrenatural.

Os oceanógrafos têm uma outra explicação para isso. Para eles, as luzes esverdeadas seriam originadas também por fogueiras, mas acesas pelos índios Caraíbas nas praias. E que o quebrar das ondas distorcia, tanto a cor das chamas, num tom esverdeado, como dava a sensação ilusória de movimento. Os defensores dos Óvnis também têm a sua e essa é até dispensável de se declinar.

Para eles, obviamente, a luz tinha origem extraterrestre, assinalando um momento de grande importância para toda a humanidade, ou seja, a iminência da descoberta da América. Tanto as ilhas Crooked e Hum Cay, como a de Guaanani, a primeira terra onde Colombo pisou e rebatizou de São Salvador (afinal, essa descoberta fora extremamente providencial para evitar um motim a bordo), pertencem ao Arquipélago das Bahamas, localizando-se a Leste da considerada principal.

E se esse incidente nada teve de sobrenatural, a experiência que a esquadra do navegador genovês teria em 1º de julho de 1502 seria, no mínimo, aterradora. Não tanto para ele, comandante experiente e acostumado com os caprichos do mar, mas para 800 marinheiros da esquadra, capitaneada pelo almirante espanhol Antonio de Torres, que levava, entre seus passageiros, Juan Domingos Bobadilla.

Todos os navios dessa frota estavam carregados de muito ouro para os monarcas da Espanha, inclusive uma mesa maciça, que pesava mais de três mil arráteis (1.287 quilos), inteiramente feita com o precioso metal.

(Continua)

1 comment:

Anonymous said...

Oi, tava olhando aqui na Net e achei seu blog legal sobre o Triângulo das Bermudas, eu achei aqui na Net também um Cientista, eu acho, que fez uma teoria explicando o que ocorre por lá. Pelo que eu vi é meio estranha, más tudo que envolve o Triângulo das Bermudas é estranho rsrs.... más também é meio interessante o que ele fala lá.
Vou deixa o link aqui:

Leitura

http://www.scribd.com/doc/16331957/Teoria-do-Triangulo-das-Bermudas

Download

http://www.4shared.com/file/111224052/82504f2c/Teoria_sobre_o_Tringulo_das_Bermudas.html

Falou.