Thursday, January 25, 2007

TOQUE DE LETRA




Pedro J. Bondaczuk

(Fotos: Do site oficial da A. A. Ponte Preta)

SINAL DE ALARME DISPARA NA PONTE PRETA

A torcida da Ponte Preta (na qual eu me incluo) está uma arara com Wanderley Paiva e com este novo time que representa a alvinegra no Campeonato Paulista. E não é para menos. O técnico escalou mal a equipe, no jogo de ontem, no ABC, frente ao (para nós) fatídico São Caetano. Resultado: derrota por 2 a 1, com uma péssima apresentação da Macaca. Além de escalar mal, o treinador errou nas três substituições que fez, levantando uma onda de descontentamento generalizado contra o seu trabalho. Perder para o São Caetano, para a Ponte, não é e nunca foi novidade. Dá para contar nos dedos de uma só mão as vezes em que conseguiu vencer o Azulão. É uma raridade. O que irrita e faz soar o sinal de alarme é a forma como essa derrota aconteceu. O que se viu no ABC foi uma Macaca apática, sem técnica, sem criatividade e errando uma infinidade de passes, alguns de menos de um metro. No finzinho do jogo, “achou” um golzinho, que evitou (junto com defesas importantes do goleiro Aranha) que o vexame fosse ainda maior.

GUARANI PATINA E SÓ EMPATA

O Guarani ainda não venceu um único e mísero jogo nesta temporada. Nem mesmo os amistosos. Teve tudo para fazê-lo, ontem, jogando, mais uma vez, em seus domínios, contra o modesto Taquaritinga, mas deixou a vitória escapar por entre os dedos. Acabou tendo que se dar por satisfeito com um empate, caído do céu, que pelo menos lhe assegurou o primeiro suado e sofrido ponto no Campeonato Paulista da Série A-2. Dos males, o menor. É verdade que o Bugre jogou muito mais do que havia jogado no domingo, diante do Oeste de Itápolis, na derrota por 1 a 0, também em seus domínios. O Guarani perdeu uma infinidade de gols no primeiro tempo. E prevaleceu a máxima do futebol: quem não faz, toma. O Taquaritinga, de técnico novo, e em crise logo neste início do campeonato, aproveitou uma bobeada da defesa bugrina e abriu o marcador. No comecinho do segundo tempo, o Guarani, finalmente, empatou. Quando todos, porém, esperavam que partisse com tudo para cima do adversário, se limitou a tocar bola no meio de campo e teve que se conformar com esse pífio empate. Pelo jeito, o futebol campineiro continua, em 2007, na mesmíssima escala descendente de 2006. É uma pena!

TEIMOSIA DE WANDERLEY IRRITA

A torcida da Ponte Preta não agüenta mais a teimosia de Wanderley Paiva na escalação do time. Critica, principalmente, a manutenção de Dionísio na lateral-direita, que nunca foi a sua posição, apesar das más apresentações do atleta contra o Corinthians e contra o Rio Claro. Por que essa opção, se tem ao seu dispor um especialista nessa função, o Pará? “Ah, o menino ainda é muito verde”, dirão os defensores do treinador. Nem tanto! Jogou com o Nei nas categorias de base e todos sabem o que aconteceu. O lateral careca arrebentou no Campeonato Brasileiro do ano passado e acabou negociado com o Atlético Paranaense, que chegou na frente de vários outros interessados no seu passe, como o Santos, o Fluminense e o Flamengo. Pará pode não ser a maravilha das maravilhas. Está, é verdade, muito aquém do Nei. Mas todas as vezes que foi escalado no time de cima, não decepcionou. Jogou o seu arroz com feijão e jamais comprometeu. Já Dionísio... Por que não confiar no menino? É verdade que Dionísio tem história no time da Ponte, mas seu tempo já passou. A vida é assim, o que fazer? Outra aposta errada de Wanderley Paiva foi a insistência com Carlinhos. O garoto é muito afoito, comete muitas faltas e não sabe sequer fazer um passe de meio metro certo. E volante é o que não falta (e nunca faltou, infelizmente) na Macaca. Ora, ora, ora, Wanderley, deixe de teimosia! Ninguém agüenta mais suas experiências!!!

GOLEIRO, MAIS UMA VEZ, É O DESTAQUE

Já está virando rotina. O goleiro Buzzeto, pelo terceiro jogo consecutivo, constituiu-se, ontem, no grande destaque do Guarani, no empate por 1 a 1, no Brinco de Ouro, com o Taquaritinga. Quando o placar estava 1 a 0 para o adversário, ele praticou uma defesa “espírita”, evitando o segundo gol do CAT, que àquela altura certamente decretaria a terceira derrota seguida do Bugre. A posição de goleiro, porém, é das mais ingratas. Um atacante, por exemplo, pode perder uma baciada de gols, que a torcida logo esquece. Um zagueiro pode cometer falhas infantis, mas se o seu time vencer o jogo, ninguém mais se lembrará dos seus erros. Já com o goleiro, a coisa é diferente. Às vezes ele pega tudo durante um jogo inteiro e, nos descontos, erra numa saída do gol, ou deixa a bola passar por entre as pernas. E, numa fração de segundos, se transforma de herói em vilão. Seu “frango” fica por anos (às vezes, para sempre) na memória da torcida. Só espero que não aconteça isso com o Buzzeto. Por tudo o que já fez, e pelo que pode ainda fazer, o jogador merece uma melhor sorte. Mas, repito o que escrevi na coluna passada: “Cá pra nós, essa defesa do Guarani é uma piada!”. E acrescento: “De péssimo gosto”!

COPINHA VAI PARA BELO HORIZONTE

A Copa São Paulo de Futebol Junior deste ano ficou em ótimas mãos. Com atuações impecáveis, da primeira à última partida, o Cruzeiro levou o troféu para Belo Horizonte, ao derrotar o não menos competente São Paulo, na cobrança de pênaltis, no jogo final, disputado hoje pela manhã, aniversário da cidade, na capital paulista. A partida, no tempo normal, caracterizou-se pelo equilíbrio. Ambas as equipes desperdiçaram várias oportunidades, o que tem que ser atribuído ao nervosismo e não a eventuais deficiências técnicas dos atletas. Afinal, os jogadores são todos meninos, com no máximo 18 anos. O mesmo equilíbrio do jogo pôde ser visto na cobrança de pênaltis. Mas alguém, uma hora, teria que ganhar. E esse “alguém” acabou sendo o Cruzeiro, que pela primeira vez na história da competição, conquista a Copinha. Desde o início, apontei o time estrelado como o grande favorito, enquanto a imprensa puxa-saco de São Paulo não cansava de bajular o Corinthians, derrotado, todavia, pelos cruzeirenses, logo no início da segunda fase. A conquista foi a justa recompensa para quem faz um trabalho sério, competente e constante nas categorias de base. Parabéns, pois, ao Cruzeiro por mais este feito!

SELEÇÃO TEM JOGO DECISIVO

Por falar em categoria de base, a Seleção Brasileira Sub-20, que disputa o Campeonato Sul-Americano no Paraguai, terá, hoje à noite, jogo decisivo para a conquista da tão sonhada vaga para as Olimpíadas de Pequim, do ano que vem. Encara os donos da casa, com a necessidade imperiosa de vencer, para não depender de resultados alheios. Temo, somente, por alguma possível “armação” – expediente do qual os sul-americanos são useiros e vezeiros – que venha a alijar a nossa meninada de alcançar esse objetivo. Depois do que aconteceu no jogo entre o Brasil e o Chile, quando o árbitro colombiano operou nosso selecionado sem anestesia, marcando dois pênaltis absurdos em favor dos chilenos, dá para se esperar de tudo. Ainda mais quando o adversário é o Paraguai, país que abriga a sede desse “ninho de ratos” que é a Conembol. Todavia, os paraguaios não precisam se utilizar de nenhum expediente extra-campo para ganhar jogos. Contam com uma excelente seleção, capaz de encarar o Brasil de igual para igual. Ainda assim, aposto todas as minhas fichas nos garotos brasileiros, principalmente depois da exibição de gala da terça-feira, na vitória contra o Uruguai, por 3 a 1. Vamos lá, meninada. São só mais dois passos para a conquista da vaga para Pequim!

RESPINGOS...

· O Noroeste segue sem tomar conhecimento dos seus adversários. Goleou, ontem, um dos caçulas da Série A-1, o Rio Claro, por 4 a 0. Muito grandão vai penar nas mãos do time de Bauru.
· Cristian é a nova vedete do Corinthians. Quem diria? Com os três gols marcados ontem, contra o Juventus, assumiu a artilharia isolada do Campeonato Paulista, para a alegria do falastrão Emerson Leão.
· Wellington Abade continua aprontando das suas. Não sei porque a imprensa continua achando que é bom apitador. Não é! Ontem, em Jundiaí, encerrou a partida antes do gol de empate do Paulista. Assim que viu, no entanto, que a bola chutada por um avante do Galo do Japi havia entrado nas redes de Rogério Ceni, voltou atrás e deu mais um minuto de acréscimo. É um lance que vai dar muito pano pra manga.
· O suposto “mau ataque” santista continua contrariando seus críticos. Na segunda-feira, fez mais quatro gols, desta feita contra o caçula Sertãozinho.
· Ao que se propala, está tudo certo entre o Real Madri e o Milan para que Ronaldo, o Fenômeno, vista a camisa milanesa ainda nesta temporada. Será?

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: