Monday, January 08, 2007

TOQUE DE LETRA




Pedro J. Bondaczuk

(Fotos: Arquivo do site oficial da A. A. Ponte Preta e do site do Atlético Paranaense)

FINALMENTE O SONHADO MATADOR

Finalmente a torcida da Ponte Preta foi brindada, hoje cedo, com a tão esperada notícia da contratação de um “matador” de fato – com nome já firmado no cenário futebolístico nacional – para a disputa do Campeonato Paulista da Série A-1, da Copa do Brasil e, talvez, do Campeonato Brasileiro da Série B. E que matador! Há pouco, o diretor de Futebol do clube, Sebastião Arcanjo, o Tiãozinho, anunciou que Finazzi já é o novo centroavante pontepretano. Claro que apenas nome não resolve. São inúmeros os casos de jogadores que se dão bem em determinadas equipes e fracassam em outras. É melhor, portanto, bater três vezes na madeira, para espantar esse azar. Espero que isso não ocorra justamente com o meu time do coração. Tudo indica que, finalmente, com a dupla de área Heverton e Finazzi, a Ponte Preta será o que todos nós, torcedores, tanto exigimos. Ou seja, que se transforme numa equipe ofensiva, criativa, ousada, arrasadora, temida pelos adversários, priorizando o ataque, sem se descuidar da defesa. A expectativa é que, guardadas as devidas proporções, o novo centroavante alvinegro repita as performances espetaculares de Washington (ah, que saudade!) que, com suas brilhantes atuações com a camisa da Macaca, se lançou para o estrelato e a consagração e alçou vôos muito mais amplos em sua vitoriosa carreira. Seja bem-vindo, Finazzi!!! Arre! Afinal, o matador chegou!

MAIS REFORÇOS NO BUGRE

Quando se esperava que o ciclo de contratações do Bugre estivesse encerrado, eis que a diretoria do Guarani anunciou, na sexta-feira, a vinda de mais duas jovens promessas, que terão, com os demais companheiros, a árdua missão de resgatar a brilhante história do clube e o levar de volta à elite paulista. Um dos contratados é o centroavante Jordan, procedente do Palmeiras B, garoto de apenas 19 anos, de quem se fala maravilhas. O outro, é o volante Roberto, que defendeu, na temporada passada, a nova sensação do futebol do Estado, o Grêmio Barueri. Embora o novo plantel bugrino não seja constituído de jogadores conhecidos no cenário futebolístico nacional, tudo indica que se trata de um grupo de boa qualidade. Os que assistiram os treinos da semana passada, ficaram, inclusive, agradavelmente surpresos com o que viram. Os jogadores mostraram muita garra, muita disposição e até um surpreendente entrosamento, levando em conta que estão acabando de se conhecer. Fica, pois, a expectativa pela estréia bugrina, no final da próxima semana, contra a Portuguesa, no Canindé. O futebol de Campinas, afinal de contas, merece um ano melhor, muito melhor do que o passado, depois da tragédia de 2006. Creio que o terá!

PONTE VOLTA ÀS SUAS ORIGENS

A julgar pelas contratações dos últimos dias, ouso afirmar, sem receio de engano, que a Ponte Preta, finalmente, está voltando às suas origens, de clube revelador de jogadores para o futebol brasileiro. Se a vinda de Cristiano Nunes já foi muito importante para concretizar esse objetivo (e todos concordam com isso), as contratações de Pardal, do ex-goleiro Sérgio Guedes (que fez um brilhante trabalho na Portuguesa Santista) e do ex-ídolo bugrino Evair completam e realçam ainda mais essa ousada meta, formando uma equipe de peso e de notória e reconhecida competência. Se, mesmo com dificuldades e sem a devida atenção (e, logicamente, verbas) o Departamento Amador da Macaca revelou, nos últimos anos, bons jogadores (casos de Rafael Santos, Gabriel, Carlinhos, Ricardo Conceição e, principalmente, Nei, entre outros), a expectativa é que, com esse timaço de “feras” no comando, no médio prazo, não precise mais buscar no mercado peças de reposição para o seu time profissional. Se tudo der certo (e creio que dará), a Ponte se transformará de clube comprador, em grande vendedor. Considero essa nova filosofia de trabalho, que começa a ser implantada no Moisés Lucarelli, a melhor notícia da Veterana nestes últimos tempos. Parabéns à diretoria (que cometeu muitas burradas nos três últimos anos) por este ato de ousadia!

RIVAIS SE DÃO AS MÃOS

Outra boa notícia para o torcedor campineiro, neste início de 2007, foi a de que as diretorias da Ponte Preta e do Guarani passarão, doravante, a atuar em conjunto em assuntos que forem comuns aos dois clubes. Os presidentes Sérgio Carnielli e Leonel Martins de Oliveira reuniram-se, na semana passada, e parece que acertaram os ponteiros nesse sentido. E nem importa de quem partiu essa feliz iniciativa. Ela deve, isto sim, ser não somente louvada, mas, sobretudo, estimulada. Que a rivalidade histórica entre essas duas tradicionais entidades esportivas da cidade se restrinja, como sempre deveria acontecer, ao campo futebolístico. Aliás, neste ano, nem nesse aspecto ela se justifica, já que os dois times sequer vão se cruzar, por disputarem campeonatos bem diferentes. O que se tem que fortalecer é o futebol de Campinas, que já foi respeitado e glorificado em todo o País e que agora está em petição de miséria. Sou pontepretano assumido e confesso e, como tal, sempre torci para que a Macaca estivesse, sempre, acima do seu grande rival. Isto, porém, em campo. Fora dele, o que importa é que ambos atuem em conjunto e garantam que, logo, logo, voltaremos a ter dérbi. Todavia, não, humilhantemente, em divisões inferiores, mas pela Série A-1 do Campeonato Paulista e pela elite do Campeonato Brasileiro. Este foi um primeiro, e importante, passo para que isso ocorra. Tomara que não se fique só nisso!

HISTÓRIA QUE SE REPETE

A julgar pela rodada de estréia da Copa São Paulo de Futebol Junior, que neste ano tem um limite de idade de até 18 anos, o temor (fundado, por sinal) dos torcedores campineiros é que se repita o que vem acontecendo há já cinco anos. Ou seja, que Guarani e Ponte Preta voltem a dar vexame, fiquem, logo de cara, pelo caminho e sejam eliminados ainda na primeira fase da competição. E que o Campinas, a exemplo do que aconteceu em 2005 e 2006, seja aquele que venha a salvar “a honra” do nosso futebol e passe para a etapa seguinte. Os resultados de ontem assinalaram uma vitória, um empate e uma derrota envolvendo os garotos aqui da cidade. O vencedor, foi o Águia, que não tomou conhecimento do Serra, do Espírito Santo, e emplacou um convincente 3 a 0. O empate ficou por conta da Ponte Preta, que dominou seu adversário, o Avaí de Florianópolis, esteve a pique de marcar (sua principal “estrela”, Wanderley, desperdiçou uma penalidade máxima), mas não saiu do 0 a 0. E o derrotado foi o Guarani, que chegou a abrir o marcador, frente ao time do Vitória, mas não resistiu o maior volume de jogo do adversário, e perdeu por 3 a 2. Ainda não está tudo perdido para bugrinos e pontepretanos, claro. Mas o leitor há de convir que as coisas ficaram muito mais difíceis para os garotos dos dois times. Esta é, portanto, a hora da superação. Quem sabe os dois nos surpreendam e arranquem as vagas para a outra fase da competição. Tomara!

QUATRO GOLS DE CRAQUES

A Seleção Brasileira Sub-20, recheada de “cobras”, começou com o pé direito o Campeonato Sul-Americano da categoria, que se disputa no Paraguai e que garante os dois primeiros colocados nas Olimpíadas de Pequim, no ano que vem. Derrotou a boa equipe do Chile por 4 a 2, numa partida que teve dois tempos distintos. No primeiro, os garotos brasileiros mostraram desentrosamento e, sobretudo, muito nervosismo. Erraram muitos passes, pecaram na cobertura e chutaram uma única bola a gol. Chegaram, em determinados momentos, a ser dominados pelo adversário. Houve falhas na defesa, inoperância no meio de campo e pane mental no ataque. No segundo tempo, porém, tudo mudou. Logo a um minuto e meio, numa brilhante jogada individual de Leandro Lima, o grande destaque do jogo, saiu o gol de empate, de belíssima feitura. A virada não tardou a acontecer. E nos pés, também, do garoto revelado pelo São Caetano. Mas a estrela da partida estava no banco, ou seja, o novo fenômeno do futebol brasileiro, Alexandre Pato. Mal entrou, o menino que, aos 17 anos, já é campeão do mundo, fez dois golaços, destes que, certamente, serão reprisados por muito tempo pelas emissoras de TV. No primeiro, mostrou enorme oportunismo e rapidez de raciocínio. Fez um gol de letra. No segundo, revelou raro senso de colocação e mandou a bola de cabeça para as redes chilenas. Resta o técnico Nelson Rodrigues consertar a defesa, para que o time seja brilhante. Potencial, conforme mostrou, é o que não lhe falta. Como se vê, vem aí outra ótima geração do futebol brasileiro, que tem a rara capacidade de sempre se renovar para melhor. Que seja bem-vinda!

RESPINGOS...

· O controvertido atacante Edmundo, que recentemente insinuou que esta poderia ser sua derradeira temporada, agora mudou seu discurso. Já admite adiar a aposentadoria por dois anos ou mais. Creio que o recordista de gols em Campeonatos Brasileiros ainda tem muita, mas muita lenha mesmo para queimar.
· E Mineiro não renovou, de fato, contrato com o São Paulo. Optou pelo futebol europeu. Propala-se que o tricolor estaria trazendo o ex-corintiano Edu para ocupar a sua vaga.
· O lateral César não se readaptou ao futebol brasileiro e se desligou do Corinthians. Preferiu retornar à Internazionale de Milão, onde o que o espera é uma longa temporada no banco de reservas.
· Centroavante não fica desempregado em lugar algum. Mal o matador Tuta recebeu o “bilhete azul” do Fluminense, já assinou contrato com o Grêmio.
· Os chamados “pequenos” do futebol paulista devem começar o campeonato “voando”. Tem time que está treinando há já três meses. Cuidado com eles!

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: