Monday, January 22, 2007

TOQUE DE LETRA



Pedro J. Bondaczuk

(Fotos: Do site oficial da A. A. Ponte Preta)

PRATA DA CASA INAUGURA PLACAR ELETRÔNICO

A pequena torcida que compareceu ao Majestoso, no sábado, para assistir à estréia da Ponte Preta, em casa, no Campeonato Paulista, sofreu muito com a atuação do time, que em determinados momentos, descambou para a mediocridade. O “caçula” Rio Claro partiu pra cima da Macaca, disposto a estragar a festa pontepretana de inauguração do novíssimo e moderno placar eletrônico do Moisés Lucarelli. Quando tudo levava a crer que o jogo terminaria sem gols, eis que o garoto Pará, que havia acabado de entrar, fez a única jogada do time pela linha de fundo e deu um cruzamento perfeito para a pequena área. E Josimar, de cabeça, fez história. Ou seja, meteu, de cabeça, a bola para as redes do adversário, inaugurando, finalmente, e em alto estilo, o placar eletrônico do estádio. Mas ainda haveria mais, para o desabafo do torcedor. O “matador” Finazzi não poderia passar em branco, e não passou. Já nos descontos, fez o seu golzinho, o segundo com a camisa da Ponte em dois jogos. E, dessa forma, todos nós, que amamos a Macaca, pudemos respirar aliviados com a primeira vitória no Campeonato, por 2 a 0. O legal de tudo é que o gol histórico, de inauguração do placar eletrônico, foi de autoria de um jogador feito em casa. É uma espécie de símbolo da nova filosofia do clube, de voltar às suas origens de revelador de craques. A vitória foi sofrida, mas valeu pela determinação da equipe! E, claro, pela lucidez e oportunismo do nosso novo matador.

TIME BARATO, MAS...

O Guarani apostou, para esta temporada, no famoso “time bom e barato”. Barato, sem dúvida, este grupo atual até que é. Mas quanto ao quesito “bom...” A derrota do Bugre, ontem, em pleno Brinco de Ouro, para o Oeste de Itápolis, por 1 a 0, apenas confirmou as suspeitas gerais da fragilidade da equipe montada para a disputa da complicadíssima Série A-2 do Campeonato Paulista. E o resultado, levando em conta as circunstâncias da partida, até que foi um achado para os bugrinos. Se fosse de 3 a 0 para o adversário, não haveria exagero algum, tantas foram as oportunidades criadas, e desperdiçadas, pelos atacantes do Oeste. Os comandados de Waguinho Dias, além de mostrarem um já esperado desentrosamento, pois esta foi apenas a segunda partida oficial deste grupo (que mal se conhece) preocuparam ainda mais a torcida ao demonstrar gritantes deficiências técnicas, individuais e coletivas, e nenhum poder de reação. Claro que muita água ainda vai rolar no campeonato, que recém-começou. Ademais, é impossível que o time, por mais modesto que seja, jogue tão mal a competição inteira. Mas a menos que a diretoria bugrina busque reforços de peso (onde, não se sabe) e que os atuais titulares mostrem uma enorme evolução, o que não parece muito provável, o Guarani não só não vai disputar sua volta para a Série A-1, conforme sua torcida tanto almeja, como terá que fazer das tripas coração para escapar da degola para a A-3. Quem te viu e quem te vê!!!

OS NOVATOS “AMARELARAM”?

Uma das desculpas mais ouvidas, pelos lados do Majestoso, para tentar justificar a baixa produção técnica do time, na vitória, suada, de 2 a 0, sobre o Rio Claro, foi a de que os jogadores novatos (a grande maioria), estavam inibidos, com medo de errar e de desagradar a torcida. Ou seja, na linguagem dos boleiros: “amarelaram”. Ora, ora, ora. Se tremeram diante de apenas pouco mais de dois mil torcedores, o que não farão quando o estádio estiver lotado, em jogos contra Palmeiras, São Paulo ou Santos? O fato é que a atuação de alguns atletas foi decepcionante. Esperava-se, por exemplo, muito mais do meia Castor, de quem falam maravilhas. Contudo, ele passou o jogo todo se escondendo e deixando de municiar os homens de frente, principalmente o matador Finazzi, que ainda assim arrumou um jeito de deixar sua marca nas redes adversárias. Este, com certeza, não tremeu (se é que os outros, de fato, tremeram). É verdade que neste ano, por causa do rebaixamento, a torcida está mais exigente do que em condições normais. E tem que estar! Essa, todavia, é a oportunidade de ouro para que um atleta se consagre e se torne ídolo dessa apaixonada coletividade pontepretana. É o caso de Finazzi. Bastaram, apenas, duas partidas para que caísse nas graças da massa torcedora. A cobrança, portanto, deve servir sempre como estímulo e nunca como fator de inibição.

A “MURALHA” DO BRINCO DE OURO

A atuação do goleiro Buzzeto, na derrota de ontem do Guarani, diante do Oeste de Itápolis, por 1 a 0, no Brinco de Ouro, foi soberba. Não fossem a sua competência, garra, coragem e capacidade técnica, o vexame teria sido muito maior, do que de fato foi. E a única bola que passou, não havia como evitar. Resultou de falha coletiva da defesa. Aliás, ele repetiu a boa atuação da estréia, quando o Bugre perdeu para a Portuguesa, no Canindé, por 1 a 0. Já há bugrino, inclusive, chamando o novo goleiro de “A Muralha do Brinco de Ouro” e com inteira justiça. Além do mais, gostei muito das declarações que deu aos repórteres, tanto no intervalo, quanto no final da partida. Mostrou, antes de tudo, muito brio e orgulho de vestir essa tradicional camisa. Fez, inclusive, com que o torcedor se esquecesse de outros grandes jogadores da posição que3 passaram pelo clube, como Jean, Fernando e, mais recentemente, Deola. Agora, cá pra nós, essa defesa do Guarani é uma piada!

DOIS PAULISTAS NAS SEMI-FINAIS

A Copa São Paulo de Futebol Junior, que neste ano envolve jogadores da categoria sub-18, chega, nesta semana, à sua fase decisiva, com dois clubes paulistas situados entre os quatro melhores: São Paulo e o surpreendente São Bernardo. Os outros dois são o Atlético Paranaense e o todo-poderoso Cruzeiro, favoritíssimo à conquista do título. Dos 88 clubes que iniciaram a competição, estes foram os que mostraram maior competência. Qualquer que seja, portanto, o campeão, o título estará, sem dúvida, em excelentes mãos. Claro que qualquer prognóstico, nestas circunstâncias, é mero exercício de “chutometria”. Os meninos do Morumbi mostraram que o São Paulo, além de competente nas contratações para o seu time profissional, faz um trabalho muito bem feito nas categorias de base. Não é por acaso, portanto, que é hoje, sem favor algum, um dos melhores, senão o melhor clube de futebol do País. Louve-se, porém, os bons times montados pelos outros três semi-finalistas. Ninguém chega à condição que chegaram por mero acaso, sem que haja um trabalho sério, competente e eficiente, dos que lidam com a futura geração do futebol brasileiro.

SELEÇÃO É ABSURDAMENTE ROUBADA

A Seleção Brasileira Sub-20, que disputa o Campeonato Sul-Americano da categoria no Paraguai, foi vítima, ontem, no seu segundo jogo no hexagonal decisivo da competição, de uma arbitragem desastrosa, facciosa e venal de um árbitro colombiano, cujo nome não me recordo e faço questão de não saber. As duas penalidades máximas que ele apitou contra o Brasil, na partida contra o Chile, foram um escândalo! Foram as coisas mais ridículas que já vi em quase sessenta anos que acompanho futebol. Que já é uma tradição as arbitragens sul-americanas serem danosas aos nossos clubes e selecionados, qualquer que seja o adversário ou a competição, disso estamos fartos de saber. Mas o cara não precisava exagerar! Resultado: 2 a 2, no segundo empate consecutivo da nossa seleção, o que complica as pretensões de obter, já nesse torneio, a tão sonhada vaga para as Olimpíadas de Pequim. E tudo indica que esse árbitro faccioso fará um estrago ainda maior para os brasileiros. Certamente vai carregar na súmula, sobre o empurra-empurra ocorrido após a partida, e deverá tirar vários atletas nossos do próximo jogo, que será contra um dos líderes desta fase, a Seleção do Uruguai. É uma pena que essas coisas ainda aconteçam. Pena só, não. É uma grande vergonha!!!

RESPINGOS...

· O Noroeste começou o Campeonato Paulista a mil por hora. Venceu suas duas partidas, sendo que a segunda foi ontem, contra o Santo André, em pleno ABC.
· Apesar da vitória, ontem, do Corinthians, diante do São Bento, em Sorocaba, por 4 a 2, a defesa dos comandados de Emerson Leão mostrou enorme fragilidade e tomou dois gols de cabeça.
· E por falar em Leão, o treinador corintiano trocou farpas, ontem, com o meia Roger, que não gostou de ser substituído. De fato, o temperamental técnico detesta “estrelas”. Quer todos os holofotes da imprensa apenas em cima dele e de mais ninguém.
· Contrariando os que dizem que o Santos carece de ataque, o alvinegro da Vila Belmiro não tomou conhecimento, sábado, do São Caetano, e sapecou um clássico 3 a 0 no Azulão do ABC.
· Tudo indica que Ronaldo, o Fenômeno, vai mesmo para o Milan. Ele está disposto, atém a pagar do próprio bolso sua multa contratual com o Real Madri, para se livrar do treinador Fábio Capello. Quem pode, pode.

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: