Friday, July 14, 2006

TOQUE DE LETRA



Pedro J. Bondaczuk



TEMPESTADE EM COPO D’ÁGUA

A imprensa esportiva de Campinas (da qual já fiz parte), fez uma tempestade em copo d’água com as declarações de Marco Aurélio Moreira, em entrevista coletiva que deu, no Estádio Beira-Rio de Porto Alegre, após a derrota da Ponte Preta para o Internacional por 2 a 0. O treinador falou que Rafael Santos e Luciano Baiano deram uma de “dodói” para não enfrentarem o time gaúcho, alegando contusões que não existiriam. Exames comprovaram, porém, que ambos tinham, de fato, uma lesão leve, naturalíssima, aliás, após uma paralisação de 39 dias do Campeonato Brasileiro. Suas declarações, todavia, repercutiram mais do que deveriam, arruinando o ambiente no plantel. O treinador errou, já que roupa suja se lava em casa. Mas a torcida tem o direito de saber o que ele acha de cada um de seus comandados. Coincidência ou não, a mesma imprensa deu a entender, antes do jogo, que os dois atletas estariam negociando suas saídas do clube. Somando-se um mais um...A conclusão é óbvia. Que vantagem toda essa celeuma trará para a Ponte Preta? Certamente nenhuma! Ora, ora, ora, pessoal, deixe de fazer marola. E justo pra cima da minha Macaca?!

VITÓRIA NORMAL E PREVISÍVEL

Embora não admita (ninguém admite esse tipo de coisa), é ostensiva a parcialidade de boa parte da imprensa esportiva da cidade em favor do Guarani (e contra a Ponte Preta). A vitória do Bugre sobre o Gama, por 3 a 1, na terça-feira, na reabertura do Campeonato Brasileiro da Série B, foi a mais normal e previsível de todos os resultados da rodada. Fosse jogo válido pela Loteria Esportiva, qualquer pessoa, mesmo que não entendesse absolutamente nada de futebol, cravaria, seco, o time de Campinas na cabeça, face à fragilidade do adversário, que aliás não conseguiu nenhuma vitória fora de Brasília nesta competição. Pois bem, a crônica esportiva da cidade teceu loas à atuação bugrina, como se o time houvesse vencido uma final de Copa do Mundo. “Engana que eu gosto”! O novo Guarani (já que o time foi remodelado no período de férias), não é nenhum esquadrão. É apenas comum. E não apresentou nada de diferente do que vinha apresentando antes da paralisação do campeonato. Se não ganhar nem mesmo os jogos em casa, estará tirando passaporte definitivo para a Série C. Quem viu o jogo constatou que o Bugre não apresentou nada de diferente e muito menos de excepcional. Enfim...

EXCESSO DE COBRANÇAS COMPROVA PARCIALIDADE

Numa comprovação explícita de sua parcialidade, parte da crônica esportiva da cidade foi rigorosa em demasia em suas críticas à derrota da Ponte Preta, em Porto Alegre, por 2 a 0. Houve quem dissesse que a Macaca jogou uma partida “desastrosa”, o que não condiz com a realidade. Assisti o jogo (aliás, muito ruim tecnicamente) pela TV a cabo e considero tanto a atuação do time de Campinas, quanto o resultado, sem nenhuma surpresa. Perder para o Internacional em seus domínios, e por um placar que não foi elástico, é absolutamente normal, qualquer que seja o adversário. Afinal, o Colorado gaúcho é, na atualidade, um dos melhores times do País. Tanto que divide a liderança do Campeonato Brasileiro com o Cruzeiro, com o mesmo número de pontos, perdendo a condição de líder apenas no saldo de gols. Os dois gols do Inter foram de bola parada, que considero “acidentes de percurso”. Se é verdade que o goleiro Clemer não fez uma única defesa, não se pode esquecer que Jean fez apenas duas o jogo inteiro (além de levar uma bola na trave). Onde, pois, o desastre? A Ponte foi goleada? Foi humilhada? Nada disso! Insisto, pois: “parem de fazer marola”.

DESPONTA UM CRAQUE NO BRINCO

A coisa boa do Guarani, no jogo em que venceu o Gama, no Brinco de Ouro, por 3 a 1, além dos três pontos pela vitória, foi a atuação do garoto Deivid. O meia bugrino fez um gol de belíssima feitura e teve atuação impecável nos 90 minutos. O melhor de tudo é que se trata de prata da casa. Ou seja, o clube não precisou despender um só centavo na sua contratação. O lado ruim desta história, porém, é que os direitos federativos do atleta não pertencem ao Guarani. Caso arrebente (e tudo indica que o fará, ainda neste campeonato) e venha a ser negociado com qualquer outro clube, do país ou do exterior, o Bugre não terá direito a um único centavo. A tal da “Lei Pelé”, sem dúvida, arrasou com os clubes do País. E não beneficiou os atletas, como era a intenção dos seus mentores, mas apenas enriqueceu ainda mais os empresários. Já está mais do que em tempo, portanto, de ser revista. Só não vê quem não quer!

CLÁSSICO DOS GOLEADOS

A decisão da Copa do Brasil, marcada para a próxima quarta-feira, envolvendo dois times cariocas, Vasco e Flamengo, promete ser um jogo do “rasgado” contra o “remendado”. As duas equipes, tradicionalíssimas do futebol brasileiro, vivem, há já alguns anos, fases muito ruins, lutando, invariavelmente, há quase uma década, apenas para escapar do rebaixamento. Até aqui, sempre escaparam. Mas até quando conseguirão resistir? Vasco e Flamengo, que antes se enfrentam pelo Campeonato Brasileiro, neste domingo, por coincidência caíram, ambos, “de quatro”, na rodada de reinício da competição, após a longa paralisação ditada pela Copa do Mundo. Os vascaínos foram goleados pelo Palmeiras, no Parque Antártica, mostrando uma defesa horrorosa, que não segura ataque algum. Pior foi o Flamengo, que levou uma piaba de 4 a 1 do enjoadíssimo Paraná Clube, em Volta Redonda. Quem conquistar, portanto, a Copa do Brasil terá que se reforçar bastante para a disputa da Copa Libertadores da América, se não quiser dar vexame.

SÓ PARA IRRITAR A TORCIDA

Reitero o que escrevi há algum tempo, nesta coluna, que considero uma bobagem sem tamanho falar em zona de rebaixamento a esta altura do Campeonato Brasileiro. Dois clubes paulistas de grande tradição, Palmeiras e Corínthians (que, aliás, farão o clássico deste domingo), estão, atualmente, nesta posição da tabela. Duvido, porém, que ao final da competição, algum deles esteja entre os rebaixados. Gozado é que os cronistas esportivos enfatizam esse aspecto, como se fosse definitivo, ou quase. Suas colocações, porém, só servem para irritar os torcedores. Qualquer previsão, tanto no que se refere ao rebaixamento, quanto aos favoritos ao título, é mero exercício de futurologia, mais digno de uma Mãe Diná, do que de jornalistas até com renome. Como todo o mundo, também tenho meus palpites a respeito, mas recuso-me a emiti-los. Não quero cair em ridículo caso meu exercício de futurologia venha a se tornar furado. Como se vê, além do futebol brasileiro estar no bagaço, com os clubes virtualmente falidos e com os empresários ganhando rios de dinheiro, a crônica esportiva também não ajuda. Basta lembrar das bobagens que perpetrou ao longo da Copa do Mundo.

RESPINGOS...

· O meia Edmundo, que havia brigado com o técnico Tite, antes da paralisação do Campeonato Brasileiro, e esteve a pique de receber o clássico “bilhete azul”, deu a volta por cima. Ontem, fez dois gols na fraquíssima defesa do Vasco e saiu de campo, quando foi substituído, ovacionado pela torcida.
· A rodada do meio de semana do Campeonato Brasileiro, salvo um ou outro jogo, foi horrorosa, no aspecto técnico. Espero que não se trate de uma “avant premiére” do que será a seqüência da competição. O pior dos jogos foi, sem dúvida, o empate entre São Caetano e Botafogo, no Anacleto Campanella, por 1 a 1.
· O Corinthians continua uma bagunça só. Suas maiores estrelas, no caso Tevez, Ricardinho e Mascherano, fazem o que querem, se reapresentam quando lhes dá na telha e não lhes acontece nada. Enquanto isso, em campo, o time segue colecionando derrota após derrota.
· O São Paulo fará o possível e o impossível para manter o atacante Ricardo Oliveira no plantel. Seu contrato expira em agosto quando, tudo leva a crer, deverá retornar à Espanha. Depois dos dois gols que marcou na quarta-feira, contra o Grêmio, salvando o time de uma derrota, a torcida não quer nem ouvir falar na sua saída.
· Com o atual plantel que tem, o Santos não chegará a lugar algum, mesmo contando, no banco, com o melhor técnico do País na atualidade. Claro que me refiro a Wanderley Luxemburgo. Ou o time se reforça, ou vai terminar o Brasileirão lá pelo décimo lugar.

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: