Monday, February 12, 2007

Exemplo de participação


Pedro J. Bondaczuk


A cultura brasileira, que muito deve ao paulistano Mário Raul de Morais Andrade, reverenciou, com extrema justiça e grande senso de oportunidade, a sua memória, nos dias 24 e 25 de fevereiro de 1985, através de uma série de eventos e homenagens, mormente em São Paulo, pela passagem do 40º aniversário da sua morte.

Homem lúcido, artista eclético e escritor dos mais talentosos e criativos, esse ilustre paulistano tinha por princípio a defesa da constante e direta participação dos intelectuais nos vários aspectos da vida da comunidade, tantos os políticos, quanto os econômicos, sociais, comportamentais etc., não se restringindo apenas à literatura, seu principal campo de interesse (mas jamais o único).

Mário de Andrade tinha a firme convicção de que os deveres do escritor não se restringiam somente a seduzir uma reduzida e privilegiada elite de leitores e nem a participar de círculos fechados, restritos a “iniciados”. Entendia (e pregava) que a sua obrigação maior era com o momento e com a sociedade em que vivia, se empenhando, e prestando permanente contribuição, para a sua evolução e aperfeiçoamento.

Autor de obra rica e variada, abrangendo poesia, ficção, ensaio, crônica, musicologia, folclore, História da Arte e uma vasta correspondência, o intelectual paulistano acabou sacrificando até a sua imagem pública (fato que admitia), pela precocidade de determinados lançamentos e pela defesa de algumas posições contestáveis na ocasião. Mas tinha pressa. Achava que era urgente disseminar e consolidar a cultura, sobretudo a que emana da base, a popular, num país com tão elevado número de analfabetos, como o Brasil.

Mário estava ciente de que, publicando certos trabalhos antes do tempo adequado, e com uma freqüência maior do que a da maioria de seus contemporâneos, estava dando, a muito do que fazia, cunho meramente “circunstancial”, pouco refletido, e por isso polêmico (e talvez efêmero).

E essa “pressa” em desbravar novos caminhos artísticos e culturais ameaçava, acima de tudo, comprometer, não somente a qualidade, mas, sobretudo, a “durabilidade” da sua obra, expondo-o ao risco de ser tachado (como de fato foi, por muitos dos seus críticos) de “artificial”.

Mesmo assim, nunca se omitiu e nem se escondeu na “torre de marfim” (como tantos de seus ilustres contemporâneos fizeram) de uma literatura inútil e fantasiosa. Seu objetivo não era o de se impor como o escritor modernista, criativo, prolífico e original que era, mas, sobretudo, o de contribuir para a criação de uma autêntica “cultura brasileira”, original e rica, quer no que se refere à temática, quer ao estilo da sua exposição.

Participante da Semana de Arte Moderna de 1922, foi, sem dúvida, o mais importante, lúcido, culto e ativo dos integrantes desse movimento histórico, que alterou conceitos e formou as bases do pensamento nacional contemporâneo, não apenas no campo artístico, mas até (ou principalmente) no do comportamento.

Diplomado pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, Mário de Andrade subsistiu, por muitos anos, com o parco salário de professor de piano, e posteriormente de servidor público. Seu rendimento era muito abaixo do que aquele que seria o justo para remunerar um intelectual do seu porte, refinado e produtivo, que escrevia (e publicava), com furiosa intensidade, dezenas de livros, sobre os mais variados temas e disciplinas. Mesmo com tanta atividade, ainda encontrava tempo para constante, profícua e marcante colaboração na imprensa paulistana.

Em 1934, assumiu o Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, cargo que ocupou até 1937, deixando inestimável contribuição, notadamente no campo da educação infantil e, mais especificamente, no do ensino de música, uma de suas maiores paixões. Apenas numa única ocasião, Mário de Andrade ausentou-se da cidade que tanto amava.

Foi no período de 1938 a 1940, quando esteve no Rio de Janeiro. Não conseguiu, todavia, se ambientar na então capital federal. Não suportou por muito tempo a ausência dos amigos, dos cenários que lhe eram familiares e caros e principalmente de São Paulo – onde estavam suas verdadeiras raízes –, retornando para cá no início da década de 40, a pretexto de organizar o Serviço de Patrimônio Histórico.

Neste período em que o País fervilha de novas idéias, face à perspectiva da implantação do que está sendo chamado de “Nova República” – após obscuro e árduo período de 21 anos de ditadura militar, caracterizado pela “castração” intelectual de toda uma geração –, nada mais oportuno e válido, portanto, do que convocar a elite da intelectualidade nacional ao debate e à conseqüente busca de soluções para os principais problemas que angustiam e atormentam nossa sociedade.

E para essa convocação, nada é mais válido do que a lembrança da trajetória e da obra deixada por esse notável homem público que, com o sacrifício de seus legítimos interesses pessoais, mesmo pagando alto preço pelo pioneirismo, tanto fez (e tanto deu de si), quer para a formação de nossas bases culturais, quer para a consolidação de uma cultura genuinamente brasileira, ainda em plena gestação.

(Crônica publicada na página 23, Ciranda, do Correio Popular, em 28 de fevereiro de 1985).

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