Thursday, March 16, 2006

REFLEXÃO DO DIA

A vida consciente e civilizada – não a animal e instintiva, que nada analisa e percebe – consiste em saber aquilo que se quer e sair em busca desse objetivo a cada dia, tornando aproveitável o nosso maior capital: o tempo. Cada segundo é importante. Ninguém nos garante que não seja o último. Tenho reiterado essa afirmação até para que eu mesmo me conscientize dessa verdade e deixe de ser dispersivo, perdulário ou indolente. Não estou recomendando a ninguém que acalente pensamentos e sentimentos mórbidos, ou a idéia fixa de que um dia irá morrer. Mas pensar nessa possibilidade de vez em quando nos repõe na realidade. É, sobretudo, um exercício de humildade que nos impede de acharmos que somos mais do que os outros. Na data de mais um aniversário, em 20 de janeiro, pratiquei, mais do que nunca, isso que tanto prego. E rogo a Deus que me conceda a ventura de comemorar ainda, por muitos anos, essa data tão significativa na minha vida.

No comments: