Sunday, February 12, 2006

Um jornal das sensações

Pouco sei da biografia pessoal de Pedro Bondaczuk, exceto que foi radialista e trabalhador de indústria, que escreve contos e poemas, especializou-se num jornalismo multímodo e tem uma grande biblioteca. Seu único livro até aqui publicado, “Quadros de Natal”, circula por aí em edições sucessivas, sob o selo de um colégio preparatório. E isso é tudo o que sei.
Mas não é preciso muito para imagina-lo por trás de sua escrivaninha de escriba, consciente de um método que é só dele, seguro de uma lucidez que não se entrega. Basta acompanhar sua produção através das páginas do “Correio Popular”, caudalosa, variada e sempre informativa. Tem-se a impressão de que dando-lhe espaço ele encheria um jornal inteiro, diariamente, com seu repertório inesgotável. Balzac o colocaria num romance, Diderot gostaria de tê-lo a serviço de sua Enciclopédia.
Assim como pululam, em todas as épocas, os cronistas da negatividade, Pedro Bondaczuk é positivo até mesmo quando critica. Não perde ocasião de rechaçar as frases feitas dos céticos, recusa-se a acreditar na surrada lenda que diz que “os tempos atuais” são os piores, nega-se a “fazer da angústia um estilo de vida”. Mas tampouco pactua com os pares que, para edulcorar seu próprio cotidiano, tratam de extrair “riqueza da miséria, nobreza da canalhice, ética da imoralidade”.
Pode-se dizer que, homogêneo na variedade de suas peças, este livro é bem o retrato de seu autor, nele transparecendo sua concepção de vida, a clareza de suas idéias, a profundidade de seus conhecimentos e a riqueza de suas esperanças. Seus temas tanto podem ser a cidade que o acolheu e lhe deu um título de cidadania quanto aos progressos da ciência, a poetisa que morreu prematuramente, os rumos do País à porta do novo milênio ou os mistérios da realidade circundante “que, de tão fantástica, chega a humilhar a ficção”.
Trata de reis e crianças abandonadas, tanto cita Tolstoi quanto poetas de província.
Mas, generoso, é severo com os grandes e indulgente com os pequenos. Claramente para ele não contam o dinheiro, o prestígio ou o poder, mas sim “o ato de viver, de apreciar esta maravilhosa aventura (da vida), que tem mais valor por ser única”. Não por acaso há nele ressonância de Krishnamurti e Daisaku Ikeda, mas é na frase de Roland Barthes – “Nenhum poder, algum saber, muito sabor” – que acharemos talvez a melhor definição para a escolha filosófica de Bondaczuk, cujo texto é sempre um incitamento ao exercício de viver, às possibilidades da existência.
Creio que a certa altura o autor se coloca a questão que para ele deve ser crucial: escritor-jornalista ou jornalista-escritor? Parece-me que a questão se resolve naturalmente na medida em que todo o texto jornalístico de Bondaczuk se inclina para a literatura e, como tal, apresenta características de durabilidade que o jornalismo puro não tem. Não por acaso ele passeia da poesia à ética, da biologia à história, da sociologia ao romance. Ninguém é capaz de fazê-lo sem contar com um senso de orientação apurado e sem o domínio das formas breves da linguagem literária. E ele os tem.
Brevidade, concisão, clareza. Eu diria que são estas suas principais qualidades.
Homem de muitos instrumentos, Bondaczuk prefere todavia o solo da flauta – o conto, o poema, a crônica. Está no seu elemento, conhece as complexidades do gênero e as domina. Isso lhe permite falar consigo mesmo e com seus leitores, sondar-lhes os sentimentos, ouvir sua respiração e, a partir dessa intensa troca de códigos cotidianamente o diário de suas sensações, como um jornal que, refletindo as pompas e as misérias do mundo, ecoasse tam,bem o fragor da alma.

Eustáquio Gomes – Jornalista, escritor, mestre em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), cronista semanal da revista “Metrópole” do Correio Popular, autor de dez livros, entre os quais “Febre Amorosa” (romance, recentemente traduzido para o russo), “Cavalo Inundado” (poesia), “A mulher que virou canoa” (contos), “Os jogos de junho” (novela), “Hemmingway: sete encontros com o leão” (ensaio biográfico), “Jonas Blau” (romance) e “O mapa da Austrália” (romance).


(Prefácio do livro “Por uma nova utopia”, Pedro J. Bondaczuk, páginas 9 a 11, 1ª edição – 5 mil exemplares – fevereiro de 1998 – Editora M – São Paulo).

1 comment:

Anonymous said...

O COMENTÁRIO QUE FARIA AQUI SERIA O MESMO QUE FIZ NA CRÔNICA " CARTA DE UM HUMANISTA" MAS QUERO LHE PERGUNTAR E SE POSSÍVEL OBTER SUA RESPOSTA, QUE COMO SEMPRE OBTENHO.
O QUE MUDOU EM VOCÊ DE 1998 ATÉ HOJE? GRANDE ABRAÇO.