Sunday, February 12, 2006

Carta de um humanista

Carta do Dr. Daisaku Ikeda ao jornalista Pedro J. Bondaczuk

Tóquio, 7 de junho de 1998

Prezado confrade:

Primeiramente, desejo que esta missiva encontre-o desfrutando de ótima saúde em meio ao seu nobre trabalho jornalístico e literário.

Neste ensejo, quero acusar o recebimento de vossa obra POR UMA NOVA UTOPIA, através das mãos do digníssimo Vereador Luiz Carlos Rossini. Este importantíssimo livro foi coroado com sua maravilhosa dedicatória, na qual as palavras são mensageiras de profundo espírito filosófico. Querido confrade: aceite, por favor, meu muitíssimo obrigado!

Não pude conter minha emoção e honra ao ser informado do conteúdo das linhas onde V. Sa. refere-se a meu respeito. Assim, solicitei imediatamente que todas as três páginas fossem traduzidas na íntegra.

O Vereador Rossini expôs-me com grande propriedade sobre a grandiosidade de sua pessoa.

Estou perfeitamente ciente que V. Sa., como legítimo guerreiro da imprensa escrita, tem divulgado a realidade brasileira e mundial, sempre marcada pela coragem e vigorosidade de seus inúmeros artigos e crônicas, ou ainda nas brilhantes palestras, bradando heroicamente seu sublime pensamento para toda sociedade brasileira.

Fui informado também que V. Sa. foi o mais jovem escritor a tornar-se membro da Academia Campinense de Letras.

Estou convicto de que V.Sa., como a pena de ouro do Brasil do século XXI e bravo defensor da justiça, personifica o desejo máximo do povo e a esperança da própria humanidade.

Espero e oro para que algum dia, no futuro, eu seja agraciado com a oportunidade de dialogar com Vossa Senhoria. Até a chegada deste grande dia, estarei enviando continuamente as minhas orações pela boa saúde e pleno êxito nas valorosas atividades desempenhadas pelo meu querido confrade.

Respeitosamente

a) Daisaku Ikeda - Presidente da Sokka Gakkai Internacional


NOTA: O Dr. Daisaku Ikeda é poeta, novelista e ensaísta, dos mais conceituados internacionalmente. É líder da mais importante organização budista do Japão, voltada ao cultivo de valores, que congrega mais de 1,2 milhão de membros em 116 países, inclusive no Brasil. Destaca-se pelo empenho em favor do entendimento entre os povos, pressuposto para a paz no mundo.
Seus principais livros traduzidos no Brasil são os diálogos com personalidades mundiais, com destaque para "Escolha a Vida" (com o historiador Arnold Toynbee), "Antes que seja tarde demais" (com um dos fundadores do Clube de Roma, Aurélio Peccei), "A revolução humana e a condição humana" (com André Malraux), "A terceira ponte do arco-íris" (com Anatoly Logunav) e "A noite clama pela alvorada" (com René Huyghe), que foram vertidos para 14 idiomas. Destacam-se, ainda, os cinco volumes de "A Revolução Humana", os dois de "Uma Paz Duradoura", além dos "Clássicos da Literatura Japonesa".
É detentor de várias dezenas de prêmios internacionais, com destaque para o Prêmio da Paz das Nações Unidas (1983), de dezenas de títulos de doutor e professor "honoris causa" das mais renomadas universidades dos cinco continentes e títulos de cidadania dos Estados do Paraná e Rio de Janeiro e das cidades de Curitiba, São Paulo, Londrina e Campinas.

2 comments:

Anonymous said...

ISTO DACZUK MOSTRE PARA ESTAS PESSOAS QUE FAZEM CRÍTICAS MALDOSAS A SEU RESPEITO.MOSTRE TODA SUA COMPETÊNCIA E QUE VOCÊ TEM PESSOAS ILUMINADAS QUE ADMIRAM O SEU TRABALHO. COLOQUE ESTES INDIVÍDUOS NOS SEUS DEVIDOS LUGARES.PARABÉNS.

Anonymous said...

que legal! parabens pela sua luta! fico feliz em saber que recebeu uma carta de sensei ikeda... a SGI já está em quase 200 países e territórios... o decreto do buda foi realizar a paz mundial, por isso pessoas como vc, de grandes valores, são importantes para nós e para a vida...
muito obrigada por essa postagem, o pres. Daisaku Ikeda faz muito, mas a midea não noticia, a ele devemos a filosofia humanistica do budismo no Brasil...

boa sorte sempre!