Wednesday, February 15, 2006

Evasão e repetência

Evasão e repetência


Os políticos brasileiros, em especial os candidatos a cargos executivos – prefeituras, governos de Estado e Presidência da República – sempre que em campanha, nomeiam, invariavelmente, a educação como sua prioridade. Não estão errados nessa escolha. Todavia, após eleitos, ou não cumprem suas solenes promessas de palanque, ou mostram que possuem uma visão distorcida, quando não mal-intencionada, da questão ou forjam justificativas descabidas para sua falta de competência. Quando investem nesse setor, invariavelmente o fazem no sentido físico. Ou seja, na construção de prédios escolares, não raro superfaturados, deixando de lado o essencial: o ensino.
Sempre se disse que o principal problema educacional brasileiro era a evasão escolar. Não há dúvida de que é algo a ser levado em consideração. Dados de 1988 davam conta que mais de 80% das crianças em todo o País não completavam o primeiro grau. Informes mais recentes, do Ministério da Educação, que foram repassados este ano ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), situam esse percentual em 39%, que ainda assim é alto.
Todavia, um recente estudo, elaborado pelo Laboratório Nacional de Computação Científica do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica, sob a orientação do físico e educador Sérgio Costa Ribeiro, detecta um problema ainda mais grave, raramente mencionado ou levado em conta por políticos, pedagogos e planejadores. Trata-se da repetência. O índice dos que repetem é altíssimo e aumenta de ano a ano. Hoje a taxa situa-se em cerca de 50% já na primeira série do primeiro grau.
Nas escolas particulares, além de se constituir num ônus (muitas vezes intolerável para os pais), a reprovação traumatiza os alunos. Alguns têm toda sua vida modificada em decorrência disso. Adquirem complexos, criam bloqueios e não conseguem, de forma alguma, obter as notas necessárias para passar de ano. Recebem (e assumem) a pecha de “burros”. Acabam desistindo de estudar. Nas unidades públicas, a única diferença é a ausência do prejuízo material, da perda total do dinheiro despendido com as mensalidades. Não são poucos os casos de pais que, após a segunda repetência do menino ou menina, concluem, desalentados: “Filho, você não é bom da cabeça. Não dá para o estudo. É melhor aprender uma profissão que não dependa de diploma e arranjar emprego”. E muitas vocações acabam sendo sufocadas dessa maneira.
A culpa, todavia, raras vezes é do aluno. Os autores do estudo supracitado asseguram: “Hoje, parte destas repetências são induzidas pela própria escola com argumentos de que é melhor que o aluno não faça as provas finais porque seus professores já decidiram que ele será reprovado. Uma forma perversa de dizer que o fracasso do aluno é culpa dele, de seus pais, da cor da sua pele ou do nível sócio-econômico de sua família”. Não é por acaso que o Brasil ocupa o último lugar no ranking de ensino básico, que reúne 129 países. Perde para o Gabão, o Haiti e a Arábia Saudita em termos de evasão escolar. A repetência induz à desistência. E o País soma mais alguns pontinhos em seu imbatível recorde mundial de desperdício, ao jogar fora tanto potencial humano.

(Capítulo do livro “Por uma nova utopia”, Pedro J. Bondaczuk, páginas 19 a 21, 1ª edição – 5 mil exemplares – fevereiro de 1998 – Editora M – São Paulo).

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