Monday, October 08, 2018

Reflexão do dia


UMA APOLOGIA DO SOFRIMENTO?

Relendo, por estes dias, um livro de Anatole France (pseudônimo do escritor francês Anatole François Thibault, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1921, pelo conjunto de sua obra), se não me engano o romance “O manequim de vime”, li, surpreso, a seguinte declaração que anotei: “O sofrimento! Que divino desconhecido! Devemos-lhe tudo o que é bom em nós, tudo o que dá valor à vida; devemos-lhe a compaixão, devemos-lhe a coragem, devemos-lhe todas as virtudes. A terra não passa de um grão de areia no deserto infinito dos mundos. Mas se o sofrimento se limita à terra, ela é maior que o resto do universo”. Fiquei pasmo! Nunca antes havia lido algo que me soasse a uma apologia do sofrimento, como esse trecho me parece ser. Quando se lê coisas desse tipo, notadamente em obras de ficção, é preciso muito cuidado. É necessário, antes de tudo, contextualizar a declaração.

***


OPINIÃO ERA DO ESCRITOR OU DO PERSONAGEM

QUE CRIOU?

Muitas vezes um escritor coloca na boca de um personagem conceitos diametralmente opostos aos seus. Fico sem saber, porém, se, no caso em que Anatole France faz apologia ao sofrimento como algo sublime, esse era seu verdadeiro pensamento ou não. Provavelmente não era. E justo ele, que era um sujeito realista, com ideais nobres, cético e não dado a misticismos (os místicos é que pregam a purificação da alma mediante penitências e autoflagelações, ou seja, sofrimento físico)! Sem nenhuma certeza, fico com a desconfiança de que essa era a opinião do “personagem” e não do seu inventor. Não posso garantir nem uma coisa e nem outra. Eu, se fosse o autor da afirmação, de alguma forma, esclareceria, na sequência, que não penso dessa forma. Mas... cada escritor tem sua maneira de proceder.

@@@



VOLTANDO A PESCAR EM ÁGUAS TURVAS

Após duas experiências – uma fracassada e outra bem sucedida – volto a tentar “pescar em águas turvas”. O insucesso foi com meu livro “Copas ganhas e perdidas”. Voltarei, no entanto, a tentar publicá-lo, mas só às vésperas da Copa do Qatar, por uma questão de oportunidade. Já “Dimensões infinitas” está prestes a ser publicado. Ou seja, sua pesca resultou em um “peixão”. Agora tenho nova proposta a fazer às editoras. Volto a lembrar que se diz que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que venho tentando, há algum tempo, conferir. O livro que agora tenho a oferecer (absolutamente inédito), é de ficção, de contos, portanto, comercialmente com ótimas possibilidades de venda. Seu título é: “Passarela de sonhos”. Reúne sete histórias da maior festa popular do mundo, ou seja, o Carnaval. Algumas foram baseadas em fatos reais. Outras são frutos exclusivos da minha imaginação. A linguagem é absolutamente acessível a todos e o estilo é coloquial, como se eu estivesse contando as histórias a você, leitor amigo, em um happy our de final de tarde nem barzinho qualquer. É um livro não somente para ser lido, mas também para ser presenteado às pessoas de sua estima. Meu desafio continua sendo o mesmo de quando iniciei as tentativas de “pesca em águas turvas”. Ou seja, é o de motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, mas apenas pela internet, e sem que me exijam bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta nova tentativa sem limite de tempo. Para fecharmos negócio é simples. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse mesmo, pois o produto é de qualidade e, reitero, comercialmente atrativo) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. Quem se habilita?


@@@


A CAMINHO DO SUCESSO!!!

Tudo indica que meu novo livro, “Dimensões infinitas”, a “menina dos meus olhos” entre minha já vasta obra literária, em breve estará nas livrarias, ao seu alcance, querido e fiel leitor. Tão logo a possibilidade se transforme em certeza e seja confirmada a publicação, darei maiores detalhes sobre a editora, a data de lançamento e outras informações pertinentes. Por enquanto reitero o que já informei sobre esse livro. Dimensões infinitas reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Nele abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, claro e simples (sem ser simplório) assuntos da maior relevância cultural tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio se, ou melhor, quando ele for publicado, é o de convencer os leitores (no caso você, meu caríssimo amigo) da sua qualidade e importância e transformá-lo num grande sucesso editorial. Por que não?!!! Afinal, já não sou mais, e há muito tempo, “marinheiro de primeira viagem. “Dimensões infinitas”, caso seja mesmo publicado (e estou convencido de que vai ser) será meu quinto livro, o segundo de ensaios. Conto com você, querido leitor, que nunca me abandonou nos meus momentos mais difíceis, como sempre contei. Estou esperançoso e confiante de que em breve essa esperança irá se transformar em euforia. Que os anjos digam amém!!!!


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Vingança da máquina 

Olhai a máquina: como ela rodopia e se vinga, desfigurando-nos e enfraquecendo-nos.

(Rainer Marie Rilke).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

1 comment:

Mara Narciso said...

Ah, Pedro, que saudades de você! Já estamos sem sua presença desde o dia seguinte desta sua derradeira postagem, dia nove de outubro você nos deixou. Eu sabia que era precioso para nós, só não sabia dimensionar o quanto isso era verdade. Aqui você se mostra tão esperançoso, que chega a doer. Muito triste ler isso hoje, dia 15 de maio de 2019.