Monday, October 01, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - O Bingo da Educação


O Bingo da Educação


Pedro J. Bondaczuk


A educação é apontada, amiúde, como a grande realização do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. De fato, houve uma inegável evolução nesse campo, com a nova Lei de Diretrizes e Bases e outras iniciativas louváveis, tendentes a melhorar o ensino no País.

Mas daí a dizer que o Brasil goza de uma situação tranquila nesse setor, que lembre, mesmo que remotamente, à de países do Primeiro Mundo, é um enorme exagero. Ainda há muito a ser feito para que se atinja um nível pelo menos aceitável.

No final do ano passado, e início deste, por exemplo, repetiu-se um ritual, que já está virando rotina, de milhares de pais acampando na porta de escolas para garantir vagas para os filhos, em diversas cidades brasileiras, entre as quais Campinas.

Os que conseguiam, festejavam como se tivessem ganhado um prêmio de loteria. E provavelmente ganharam. Obtiveram a garantia de que seus filhos vão ter um ensino que, se não for de primeira qualidade, se aproxima do ministrado pelos colégios particulares, de mensalidades proibitivas para a maioria da população.

As escolas públicas do País, que já foram referências e formaram nossas elites no passado, sofreram uma deterioração qualitativa dos anos 60 para cá. As que ainda conservam um certo nível de excelência são, evidentemente, as procuradas pelos pais. Daí esse sacrifício todo pela obtenção de uma vaga.

O sucesso pode significar a diferença entre o ingresso ou não em uma universidade no futuro. Ou seja, entre uma qualificação profissional que mude o status para melhor ou dificuldades praticamente intransponíveis para arranjar um emprego.

Mas as cenas mais surrealistas ficaram reservadas para quarta-feira da semana passada, com o autêntico "bingo da educação" realizado na Capital e várias cidades do Estado, entre as quais Campinas. Foram efetuados, em vários locais --- um deles, em São Paulo, foi num ginásio do Pacaembu superlotado --- sorteios de vagas para a 1ª série do 2º grau (o antigo colegial ou científico, para os mais antigos), na rede estadual.

Cenas de desespero foram protagonizadas pelos que não foram sorteados para escolas próximas de suas casas, ou para os horários pretendidos, em geral à noite. O número de vagas para o período noturno --- bastante procurado, pois a maioria dos candidatos trabalha --- era limitado.

A decepção entre os preteridos era maior entre esses candidatos. O fato de não serem sorteados pode significar uma opção das mais perversas: trabalhar, abandonando os estudos ou estudar, mas sem poder ajudar economicamente a família.

Em São Paulo, haverá mais dois sorteios, amanhã e no próximo dia 27. Os premiados nesse "bingo da educação" poderão escolher os colégios e períodos que desejam estudar. Os que não tiverem essa sorte...

Entende-se a preocupação da Secretaria de Educação, que com essa forma de seleção pretendeu dar oportunidades iguais para todos. Isso, no entanto, não deixa de revelar uma situação lamentável.

Não é de se estranhar que tão poucos estudantes que iniciam a 1ª série do 1º grau (primário) consigam chegar à universidade. Pesquisa do IBGE mostra, por exemplo, que em 1994, dos 13.564.878 brasileiros na faixa etária dos 20 aos 24 anos, apenas 1.661.034 estavam matriculados no ensino superior, ou 12,25%. Índice inferior, inclusive, ao de diversos países carentes do Terceiro Mundo. Não é de se estranhar, mas de se lamentar.

(Editorial número um publicado na página 2 do Correio Popular em 19 de janeiro de 1998).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: