Wednesday, October 03, 2018

Reflexão do dia


HOMEM É O ÚNICO ANIMAL QUE RI

Considero que o riso seja santo remédio não só para o que não compreendemos e que nos parece, digamos, “fora de órbita”, mas principalmente para nossos tormentos e males, os compreensíveis, claro. A medicina, inclusive, já comprovou sua eficácia e incorporou-o ao seu arsenal de combate à dor. Já escrevi sobre isso? Estou sendo repetitivo? E daí?!!! O riso é uma espécie de válvula de escape de tensões e frustrações. Eleva a taxa de endorfina no organismo e nos proporciona bem-vinda sensação de prazer. Todavia... Estranhamente, utilizamos pouco esse recurso ao alcance de cada um de nós. Preferimos nos manter tensos e contraídos, carrancudos com o cenho carregado, sisudos e impenetráveis, em vez de abrirmos amplo sorriso. Se carranca resolvesse nossos problemas, eu faria a cara mais medonha que já se viu. Entretanto, não resolve. E, pior, não raro os agrava. Rir é exercer plenamente nossa humanidade. Afinal, o homem é o único animal que ri. O riso que recomendo, porém, não é o galhofeiro, o de zombaria, o de menosprezo às fraquezas e vulnerabilidades alheias. Ria, sim, e muito, contudo não “de” alguém, mas “para” as pessoas, de forma franca, agradável e simpática. Agindo assim, verá que a vida se tornará muito melhor, sem precisar fazer nenhum esforço.


@@@



A CAMINHO DO SUCESSO!!!

Tudo indica que meu novo livro, “Dimensões infinitas”, a “menina dos meus olhos” entre minha já vasta obra literária, em breve estará nas livrarias, ao seu alcance, querido e fiel leitor. Tão logo a possibilidade se transforme em certeza e seja confirmada a publicação, darei maiores detalhes sobre a editora, a data de lançamento e outras informações pertinentes. Por enquanto reitero o que já informei sobre esse livro. Dimensões infinitas reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Nele abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, claro e simples (sem ser simplório) assuntos da maior relevância cultural tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio se, ou melhor, quando ele for publicado, é o de convencer os leitores (no caso você, meu caríssimo amigo) da sua qualidade e importância e transformá-lo num grande sucesso editorial. Por que não?!!! Afinal, já não sou mais, e há muito tempo, “marinheiro de primeira viagem. “Dimensões infinitas”, caso seja mesmo publicado (e estou convencido de que vai ser) será meu quinto livro, o segundo de ensaios. Conto com você, querido leitor, que nunca me abandonou nos meus momentos mais difíceis, como sempre contei. Estou esperançoso e confiante de que em breve essa esperança irá se transformar em euforia. Que os anjos digam amém!!!!


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Rejeição da tecnologia 

Muitas das pessoas que hoje começam a questionar o que está acontecendo na moderna sociedade de consumo, como ecologistas, ambientalistas, hippies ou, em outra direção, gente da tendência "new age" (nova era), freqüentemente rejeitam completamente a ciência porque a confundiam com tecnologia. Assim, acabam jogando fora o bebê junto com a água do banho. Mas eu gostaria de dizer que não existe nada de errado com a ciência, com a verdadeira ciência. Existem, sim, muitas, muitas coisas erradas com o uso que fazemos hoje da ciência e a maneira como frequentemente a prostituímos. 


***

O que é ciência 

Ciência não é, como muitos pensam, o simples acúmulo de conhecimentos e informação. Ciência é uma disciplina, um método, um caminho para conduzir o diálogo com o Universo.


***

Para ser cientista 

Para ser um verdadeiro cientista, você tem que adotar uma série de disciplinas e virtudes. Primeiro, precisa travar um diálogo limpo e absolutamente honesto com o Universo. O cientista que mente, que trapaceia, deixa de ser um cientista – no mínimo enquanto estiver mentindo ou trapaceando. É uma decisão ética. Emocional. Então, como a ciência pode ser fria? A ciência é o valor em si mesma!


***

Verdadeiro cientista 

Os verdadeiros cientistas não estão apenas tentando descobrir como o Universo funciona, eles querem ver a beleza. Eles sabem que o Universo é belo. 

(José Lutzenberger).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: