Tuesday, October 02, 2018

Reflexão do dia


NÃO COMPREENDO UMA INFINIDADE DE COISAS, 

INCLUINDO QUEM DE FATO SOU

Não compreendo quem sou, de onde vim, para onde vou, o porquê da morte e tantas e tantas e tantas outras coisas mais. Vários dos meus “amigos” escritores – tanto os que conheço pessoalmente, quanto os que jamais irei conhecer, tanto os vivos quanto os que já morreram há séculos, quando não milênios – manifestaram e manifestam amiúde essa mesmíssima estupefação face à crescente falta de lógica do mundo e, notadamente, das pessoas. Milan Kundera é um deles. O ilustre escritor checo revela, em trecho do livro “A imortalidade”, que trago agora em mãos: “Pouco a pouco o mundo perde sua transparência e torna-se opaco, ininteligível, precipita-se no desconhecido, enquanto o homem traído pelo mundo refugia-se em seu foro íntimo, em sua nostalgia, em seus sonhos, em sua revolta, e, aturdido com a voz dolorosa que emerge de dentro dele, não sabe mais ouvir as vozes que o interpelam de fora”. Discordo dele apenas quando afirma que “pouco a pouco o mundo perde sua transparência”. Creio que em época alguma chegou a ser transparente em nenhum momento. Sempre me pareceu opaco, opacocíssimo (adoro utilizar superlativos e abusar dos adjetivos, ou seja, utilizar tudo o que os críticos classificam como má literatura. Às favas com o críticos! Se eles se acham tão bons escritores, que escrevam melhor do que eu! Mas que não me encham o saco!).

@@@



A CAMINHO DO SUCESSO!!!

Tudo indica que meu novo livro, “Dimensões infinitas”, a “menina dos meus olhos” entre minha já vasta obra literária, em breve estará nas livrarias, ao seu alcance, querido e fiel leitor. Tão logo a possibilidade se transforme em certeza e seja confirmada a publicação, darei maiores detalhes sobre a editora, a data de lançamento e outras informações pertinentes. Por enquanto reitero o que já informei sobre esse livro. Dimensões infinitas reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Nele abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, claro e simples (sem ser simplório) assuntos da maior relevância cultural tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio se, ou melhor, quando ele for publicado, é o de convencer os leitores (no caso você, meu caríssimo amigo) da sua qualidade e importância e transformá-lo num grande sucesso editorial. Por que não?!!! Afinal, já não sou mais, e há muito tempo, “marinheiro de primeira viagem. “Dimensões infinitas”, caso seja mesmo publicado (e estou convencido de que vai ser) será meu quinto livro, o segundo de ensaios. Conto com você, querido leitor, que nunca me abandonou nos meus momentos mais difíceis, como sempre contei. Estou esperançoso e confiante de que em breve essa esperança irá se transformar em euforia. Que os anjos digam amém!!!!


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Psiquiatria anti 

A psiquiatria clássica merece a classificação "anti", na medida em que é sem alma, sem amor, refletindo e institucionalizando as violências sociais que conduzem um ser humano ao hospício.

(Dr. Ronald David Laing, psiquiatra escocês, Veja, 31 de maio de 1978).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: