Wednesday, January 16, 2013

Por dentro da TV

ALTEMAR DUTRA MORREU
Infelizmente, aquela informação que demos na terça-feira, sobre o cantor Altemar Dutra, dizendo que ele já estava fora de perigo, não se confirmou. Ele morreu ontem, no Hospital Elmhurst, de Nova York, onde foi operado para retirar um coágulo no cérebro. Recorde-se que na noite de sábado, quando se apresentava na boate El Continente, Altemar sentiu-se mal e foi levado às pressas para o hospital. Lá, os médicos constataram que o cantor sofreu uma hemorragia cerebral, que tomou todo o lado esquerdo do seu cérebro. Falando ontem à TV Globo, o médico que o operou, Dr. Chris Overly, não deu muita esperança de que o artista se recuperaria. O cantor e compositor, de 43 anos de idade, morreu na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Elmhurst, de Nova York. Segundo o diretor executivo adjunto daquela instituição, John Silvestro, o hematoma no cérebro de Altemar ocasionou a sua morte. O cantor estava em companhia, desde sábado, do seu empresário e ontem a sua mulher embarcou para Nova York.

A SATISFAÇÃO DE ISABEL DE LIZANDRA
Quem está satisfeita com o trabalho que desenvolve atualmente é a atriz Maria Isabel de Lizandra, que embora com a pauta de atividades bastante carregada, com muita organização e talento, consegue conciliar tudo. Além de estar incluída no elenco da novela de Cassiano Gabus Mendes, "Champagne", da Globo, no horário das 20 horas, recorde-se que ela comanda um programa na Rádio e Televisão Cultura, às sextas-feiras, das 14 às 18 horas. Trata-se do "Qual é o Grilo?", que aborda vários problemas práticos do cotidiano. Na novela, esta atriz, que tem quase vinte anos de carreira (começou na extinta TV Tupi), vive a Verônica, que na história é casada com Ronaldo (Carlos Augusto Strazzer) e cujo casamento, após sete anos, passa por uma crise. A dedicação de Maria Isabel a esse trabalho é total, e ela consegue dar um brilho maior a uma personagem considerada secundária. Lizandra repete, portanto, a sua performance na novela "Cara a Cara", da Rede Bandeirantes, onde esteve impecável.

A EMOÇÃO DE UM JOVEM ATOR
O jovem ator Hiram Eduardo Ravache viveu, dia desses, uma das maiores emoções da sua vida. Nos seus verdes e risonhos 18 anos, teve a oportunidade de contracenar, numa externa da novela "Champagne", com uma das maiores atrizes de nosso teatro e televisão, Irene Ravache. O garoto está fazendo um estágio na novela, onde, segundo ele próprio, prefere ficar atrás das câmeras, apreciando a atuação dos veteranos. Entretanto, convidado para essa gravação, aceitou e viveu o papel de um jovem, que acompanha Antonia (personagem de Irene) até um bar, onde encontra o advogado João (Antonio Fagundes), em companhia de uma mulher quarentona, fato que gera grande confusão. Após a experiência, Hiram desabafou para os colegas: "Atuar ao lado de uma atriz como Irene Ravache me deixa duplamente orgulhoso. Como profissional e como filho". É isso mesmo. Ele é filho da atriz! E se o ditado que diz que "filho de peixe, é peixinho" for verdadeiro...

ELBA ABRE O CICLO DOS MUSICAIS
O primeiro dos grandes musicais, que a Rede Globo tem programado para o fim de ano, já tem uma data definida para ir ao ar. Trata-se do especial "Elba Ramalho --- Coração Brasileiro", que será apresentado no próximo dia 2 de dezembro (uma sexta-feira, às 21h15). A apresentação consta, basicamente, de um show de Elba, gravado em setembro no Teatro Fênix. Entretanto, o programa não vai ficar apenas nisso. Vai ter uma roda de samba (gravada na cidade de Araras, não a da nossa região, mas do Estado do Rio, onde a cantora tem um sítio) e um bloco de forró e gafieira, que ainda vão ser montados, na próxima semana, no Teatro Fênix. O especial, portanto, faz jus plenamente ao nome "Coração Brasileiro": tem samba, forró e gafieira. E principalmente a beleza morena, bem nacional, de Elba Ramalho.

OS MELHORES DO ANO
Muita gente é contrária às várias promoções que se realizam, em todos os finais de ano, apontando "os melhores", os que mais se destacaram na vida artística. Nós temos, contudo, uma posição definida a respeito. Embora seja impossível se fazer justiça nesses casos, já que os conceitos de "melhor" e de "pior" são extremamente relativos e em cada cabeça haja uma sentença, essa premiação não deixa de ser válida. Premia o esforço de uma parcela, ao menos, daqueles que atuaram durante um ano todo, dando o melhor de si para entreter, educar e informar o seu público. Nada neste mundo é mais compensador do que sentir que o nosso trabalho é reconhecido, que o nosso valor é aumentado. Que o nosso talento serviu para alguma coisa a alguém. Não há dinheiro no mundo que pague essa compensação. É necessário, contudo, que haja um mínimo de critério nessa escolha. Nesse aspecto, ao nosso ver, o Troféu Velho Guerreiro, que o Chacrinha atribui todos os anos aos melhores da vida artística, é um dos mais criteriosos. Possivelmente neste sábado, no "Cassino do Chacrinha", o apresentador vai divulgar a lista dos escolhidos de 1983, que no dia 17 vão receber o seu troféu. E muitos talentos serão, certamente, com toda a justiça, premiados por sua dedicação e trabalho.

FÓRMULA PARA FICAR INVISÍVEL
O que aconteceria se alguém conseguisse descobrir uma fórmula que o deixasse totalmente invisível? E se esse alguém fosse um tipo maroto, como o Didi? Haveria uma enorme confusão, não é verdade? Pois é exatamente isso que o Didi Mocó e a Catifunda tentam num dos próximos programas dos "Trapalhões", que a Rede Globo vao apresentar. Esse quadro, e outros mais, foram gravados na semana passada no Teatro Fênix, no Rio. Além disso, Lady Francisco participa de um humorístico musical intitulado "A moça do Fuscão", ao lado de Renato Aragão. Outra participação especial é da atriz Nádia Lippy, que faz parte de um "esquete" abordando os filmes de suspense. Finalmente, Renato Aragão vai revelar, publicamente, um dos seus dotes artísticos ainda desconhecidos. Apresentará um número de sapateado (dizem que deixaria o Fred Astaire e a Ginger Rogers com vergonha), acompanhado pelo balé da Rede Globo. É esperar para conferir.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 26, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 10 de novembro de 1983).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: